Senado aprova 2 empréstimos internacionais para o Espírito Santo
O Senado aprovou nesta quinta-feira (18) dois empréstimos internacionais para o estado do Espírito Santo. Um, no valor de US$ 216,8 milhões (MSF 33/2021) para melhorias nas estradas do estado. O outro, de US$ 30 milhões (MSF 34/2021), financiará pequenos negócios afetados pela pandemia. O relator, Marcos do Val (Podemos-ES), destacou a saúde financeira do estado para captar os financiamentos.
Transcrição
O SENADO APROVOU DOIS EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS PARA O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. UM, NO VALOR DE 216 MILHÕES DE DÓLARES, PARA MELHORIAS NAS ESTRADAS DO ESTADO.
O OUTRO, DE 30 MILHÕES DE DÓLARES, FINANCIARÁ PEQUENOS NEGÓCIOS AFETADOS PELA PANDEMIA. A REPORTAGEM É DE BRUNO LOURENÇO:
O empréstimo de 216 milhões e 800 mil dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento vai financiar obras de infraestrutura viária para melhorar a conectividade das áreas de produção com os portos capixabas. O senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, ressaltou que seu estado é ranqueado no nível mais alto de capacidade de pagamento e também desembolsará uma contrapartida de 54 milhões e 200 mil dólares na operação.
A Secretaria do Tesouro Nacional analisou ainda as informações referentes à capacidade de pagamento do Estado, a qual foi classificada na categoria A, elegível, portanto, à concessão da garantia da União.
Outro empréstimo do BID aprovado pelo Senado para o Espírito Santo tem um valor de 30 milhões de dólares. O dinheiro será utilizado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo para financiar micro, pequenas e médias empresas impactadas economicamente pela pandemia do novo coronavírus. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.