Lasier pede flexibilização para a criação de cursos superiores à distância — Rádio Senado
Educação

Lasier pede flexibilização para a criação de cursos superiores à distância

Indicação apresentada pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) sugere ao MEC alteração nas normas de regulação do ensino superior, para conferir mais agilidade na autorização de cursos superiores na modalidade de educação a distância. Lasier defendeu que as instituições e os alunos estão sendo prejudicados neste período de pandemia pela suspensão dos processos de avaliação in loco do Inep para a realização de cadastramento e recadastramento institucional.

11/02/2021, 17h15 - ATUALIZADO EM 11/02/2021, 17h15
Duração de áudio: 01:31
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Transcrição
LOC: INDICAÇÃO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUGERE ALTERAÇÕES NAS NORMAS DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA TORNAR MAIS ÁGIL A AUTORIZAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. LOC: A PROPOSIÇÃO, SEGUNDO O AUTOR SENADOR LASIER MARTINS, SERÁ BENÉFICA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PARA OS ALUNOS, ESPECIALMENTE NESTE PERÍODO DE PANDEMIA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE TÉC: O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, apresentou uma Indicação ao Ministério da Educação para sugerir a flexibilização nas normas de regulação do ensino superior com o objetivo de acelerar o processo de autorização de cursos na modalidade de educação a distância. Lasier explicou que a pandemia do novo coronavírus impactou na avaliação in loco, que é realizada pelo Inep em instituições de educação superior e cursos de graduação, para garantir a qualidade da educação ofertada. Além disso, o senador chamou atenção para os prejuízos educacionais que são gerados pela suspensão e atraso de autorizações. (Lasier Martins) Eu aproveitei o momento que estamos vivendo, da pandemia, e encaminhei uma sugestão ao ministro da Educação para que flexibilizasse a autorização da continuação dos cursos à distância, em especial na universidade. Sem um melhor acompanhamento e sem que se agilize esse trabalho nós estamos vendo uma perda de conhecimento, uma perda de aprendizado muito grande. (REP) As visitas in loco ficaram suspensas por oito meses em 2020 devido aos protocolos sanitários de contenção da pandemia, o que, segundo as instituições, causou um grande represamento de processos de cadastramento e recadastramento da modalidade de ensino a distância, com prejuízo para as entidades e para os alunos. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue. Nota:

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