Presidente do Senado se reúne com líderes para definir presidências das comissões
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reúne nesta terça-feira (9) com os líderes partidários para discutir a distribuição das presidências das comissões permanentes. O líder do Podemos, senador Alvaro Dias (PR), defende que os cargos sejam definidos pelo critério da proporcionalidade partidária. O presidente do Senado também defenderá a instalação de uma Comissão Mista de Orçamento provisória para a votação imediata da proposta orçamentária de 2021. As informações são da repórter Hérica Christian, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DO SENADO SE REÚNE COM LÍDERES PARTIDÁRIOS PARA DEFINIR OS COMANDOS DAS COMISSÕES.
LOC: TAMBÉM PODERÁ SER DECIDIDA A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO PARA VOTAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DE 2021. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
TÉC: Na primeira reunião de líderes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas de Minas Gerais, deverá discutir a distribuição das presidências das comissões permanentes, a exemplo das Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos. O líder do Podemos, senador Alvaro Dias, do Paraná, defenderá que a escolha dos comandos dos colegiados seja feita com base no tamanho das bancadas e não nos acordos políticos que garantiram a eleição de Pacheco.
(A.Dias) Vamos continuar defendendo a proporcionalidade, a respeitamos, inclusive, na eleição da presidência da Casa. Então, agora mais do que nunca é necessário respeitar porque é Regimento, não é tradição. Há que se respeitar a proporcionalidade. Não discutimos nomes, não discutimos comissões. Queremos que seja feita a chamada pelo tamanho das bancadas.
REP: Rodrigo Pacheco também vai defender a instalação de uma Comissão Mista de Orçamento provisória para a votação da proposta orçamentária de 2021. Segundo ele, somente após a aprovação desse orçamento é que serão indicados os deputados e senadores integrantes da CMO, que vai funcionar ao longo de todo o ano.
(Pacheco) A expectativa é que aconteça na terça-feira. Mas é uma expectativa. Vamos fazer os alinhamentos todos com os líderes partidários e eventualmente podemos fazer na terça-feira porque é muito importante a instalação da CMO. É bom separar os anos e fazer uma comissão para o ano de 2021, que terá um tempo mais curto de duração, e logo na sequência já entrar no Orçamento de 2022.
REP: Ainda nesta primeira reunião, o presidente do Senado deverá oficializar a criação da liderança feminina para que uma senadora tenha assento no colégio de líderes e a da oposição ao governo, já que hoje existe apenas a da minoria. Da Rádio Senado, Hérica Christian.