Bancada de mulheres pede mais participação feminina no Senado
As senadoras Eliziane Gama (CIDADANIA-MA) e Rose de Freitas (PODE-ES) se pronunciaram sobre a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos de destaque dentro do Senado e no Congresso Nacional. As duas senadoras são autoras de projetos de lei para aumentar o número de mulheres senadoras. Mais informações com Lívia Torres, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: SENADORAS DEBATERAM SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA BANCADA FEMININA DENTRO DO SENADO FEDERAL.
LOC: AS SENADORES PEDIRAM QUE AS MULHERES TENHAM MAIS PODER PARA TOMAR DECISÕES NO PARLAMENTO. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES:
TÉC: Dos 81 senadores em exercício, doze são mulheres. Cerca de sete projetos de lei estão em discussão no Senado para ampliar o número de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional. A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, é autora de um projeto, PL 2913/21019, que pretende reservar uma cadeira para uma mulher e outra para um homem, quando houver renovação de dois terços no Senado. Em pronunciamento no plenário, a Eliziane falou sobre iniciativas para fortalecer a participação das mulheres na Casa:
(Sonora Eliziane) “Hoje nós tivemos uma reunião com a bancada feminina muito importante e fizemos, na verdade, uma pactuação de luta ainda muito mais ampliada pelo empoderamento das mulheres no Senado Federal, Presidente. Nós temos uma série de pautas femininas, inclusive com a garantia de abertura das prerrogativas para a participação no Colégio de Líderes, participação na Mesa Diretora”
(Rep) A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, também se manifestou em pronunciamento sobre a desigualdade de gênero que ainda acontece na política nacional:
(Sonora Rose) “ As mulheres querem vir para a política, mas ainda se sentem desestimuladas pelo tratamento diferenciado que ainda temos na acolhida das nossas propostas, na nossa militância, na construção dos nossos espaços”
(Rep) A senadora Rose de Freitas, também é autora da PEC 81/2019 para promover igualdade no número de mulheres e homens que ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados e fração mínima de um terço de mulheres no Senado. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Lívia Torres.