Bancada de mulheres pede mais participação feminina no Senado — Rádio Senado
Mulheres na Política

Bancada de mulheres pede mais participação feminina no Senado

As senadoras Eliziane Gama (CIDADANIA-MA) e Rose de Freitas (PODE-ES) se pronunciaram sobre a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos de destaque dentro do Senado e no Congresso Nacional. As duas senadoras são autoras de projetos de lei para aumentar o número de mulheres senadoras. Mais informações com Lívia Torres, da Rádio Senado.

PEC 81/2019
PL 2913/2019

11/12/2020, 17h54 - ATUALIZADO EM 11/12/2020, 18h34
Duração de áudio: 01:37
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). 

Na ordem do dia, o PL 4.253/2020, projeto que altera a Lei de Licitações; o PL 4.476/2020, que trata do novo marco regulatório para o setor de gás; o PL 4.139/2020, que prevê realocação de recursos para destiná-los ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Também está em pauta o PL 5.231/2020, que veda expressamente a conduta de agente público ou profissional de segurança privada fundada em preconceito de qualquer natureza, especialmente de raça, origem étnica, gênero, orientação sexual ou culto; e o projeto que altera a distribuição de recursos relacionados à pesquisa petrolífera (PL 5.066/2020).

Em pronunciamento via videoconferência, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Senador Izalci Lucas (PSDB-DF) conduz sessão.

Participa presencialmete o senador Major Olimpio (PSL-SP).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORAS DEBATERAM SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA BANCADA FEMININA DENTRO DO SENADO FEDERAL. LOC: AS SENADORES PEDIRAM QUE AS MULHERES TENHAM MAIS PODER PARA TOMAR DECISÕES NO PARLAMENTO. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: Dos 81 senadores em exercício, doze são mulheres. Cerca de sete projetos de lei estão em discussão no Senado para ampliar o número de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional. A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, é autora de um projeto, PL 2913/21019, que pretende reservar uma cadeira para uma mulher e outra para um homem, quando houver renovação de dois terços no Senado. Em pronunciamento no plenário, a Eliziane falou sobre iniciativas para fortalecer a participação das mulheres na Casa: (Sonora Eliziane) “Hoje nós tivemos uma reunião com a bancada feminina muito importante e fizemos, na verdade, uma pactuação de luta ainda muito mais ampliada pelo empoderamento das mulheres no Senado Federal, Presidente. Nós temos uma série de pautas femininas, inclusive com a garantia de abertura das prerrogativas para a participação no Colégio de Líderes, participação na Mesa Diretora” (Rep) A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, também se manifestou em pronunciamento sobre a desigualdade de gênero que ainda acontece na política nacional: (Sonora Rose) “ As mulheres querem vir para a política, mas ainda se sentem desestimuladas pelo tratamento diferenciado que ainda temos na acolhida das nossas propostas, na nossa militância, na construção dos nossos espaços” (Rep) A senadora Rose de Freitas, também é autora da PEC 81/2019 para promover igualdade no número de mulheres e homens que ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados e fração mínima de um terço de mulheres no Senado. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00