Cresce violência contra candidatos nas eleições de 2020 — Rádio Senado
Eleições 2020

Cresce violência contra candidatos nas eleições de 2020

Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral revela alta nos índices de violência contra candidatos e pré-candidatos. Número de registros entre os meses de janeiro e novembro de 2020 é cinco vezes maior do que nas eleições de 2018. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

27/11/2020, 16h58 - ATUALIZADO EM 27/11/2020, 16h58
Duração de áudio: 02:02
Domingo, 15 de novembro de 2020, dia de votação em primeiro turno das eleições municipais. 147.918.483 eleitores aptos para escolher vereadores, prefeito e vice-prefeito de 5.567 municípios. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de outubro, a votação foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

Para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitora (TSE) elaborou o Protocolo de Segurança Sanitária, em parceria com autoridades médicas. Entre eles estão eliminação de pontos de contato físico, adoção de etapas de higienização com álcool em gel, caneta individual, preferencialmente do próprio eleitor, e o uso de máscaras de proteção individual.

Zona eleitoral 74, Escola de Educação Infantil e Fundamental Ana Ferreira Chaves - Guaraciaba do Norte/CE. 

Ao finalizar votação, eleitora deixa cabine.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: LEVANTAMENTO DIVULGADO PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL REVELA ALTA NOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA CANDIDATOS E PRÉ-CANDIDATOS. LOC: NÚMERO DE REGISTROS ENTRE OS MESES DE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2020 É CINCO VEZES MAIOR DO QUE NAS ELEIÇÕES DE 2018. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. Téc: No total foram 263 casos de lesão corporal, ameaça, tentativa ou consumação de homicídio contra candidatos, sendo 200 destes registros somente nos últimos dois meses. A maioria das ocorrências, 83% delas, aconteceram em municípios pequenos, com menos de 200 mil eleitores. Os estudos do TSE também apontaram que tanto no ano de 2016 quanto em 2018 foram 46 as vítimas de atentados. Em balanço do primeiro turno, o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, destacou a diminuição de crimes eleitorais e o aumento das agressões às mulheres. (BARROSO) A violência é incompatível com a democracia. Há uma violência que merece destaque aqui, que é a violência de gênero. Os ataques físicos ou morais às mulheres que são candidatas. Esse tipo de agressão é pior do eu machismo é covardia. Nós precisamos de mais mulheres na política e precisamos enfrentar essa cultura do atraso, da discriminação, do preconceito, da desqualificação. Rep: Para o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, é necessário intensificar a fiscalização e punir rigorosamente os infratores. (CONTARATO) Essa violência é uma prova de que nossa democracia segue ameaçada pela insegurança e pelo medo. A ameaça latente a vida e à integridade física também enfraquece o processo eleitoral e desestimula candidaturas. É um problema que exige ação conjunta da justiça eleitoral, dos órgãos de segurança e do judiciário como um todo. Rep: No dia 15 de novembro, as sessões eleitorais contaram com a presença de 113 milhões de brasileiros e o nível de abstenção foi considerado baixo pela situação de pandemia que o país atravessa, chegando a 23%. O segundo turno acontece neste domingo, 29 de novembro. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00