O primeiro turno das eleições em Macapá será em 6 de dezembro — Rádio Senado
Apagão Amapá

O primeiro turno das eleições em Macapá será em 6 de dezembro

O primeiro turno das eleições municipais em Macapá será em 6 de dezembro. E caso haja segundo turno, será em 20 de dezembro. A confirmação das datas foi feita nesta quinta-feira (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O adiamento foi pedido pelo Tribunal Regional do Amapá em razão do apagão elétrico que desde o início de novembro afeta 13 municípios do estado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que chegou a pedir o adiamento das eleições para todas essas cidades, relatou o drama que os amapaenses estão vivendo com a falta de energia elétrica.  Reportagem, Iara Farias Borges.

20/11/2020, 16h55 - ATUALIZADO EM 20/11/2020, 16h55
Duração de áudio: 01:55
Macapa AP 20 11 200-Órgãos como Aneel e ONS não realizaram fiscalização presencial, mas estavam cientes da falta de um dos três transformadores. População continua protestando contra o 17o. dia de apagão (Foto de Rudja Santos/Amazônia Real)
Rudja Santos/Amazônia Real

Transcrição
LOC: O PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM MACAPÁ SERÁ NO DIA SEIS DE DEZEMBRO. LOC: A CONFIRMAÇÃO DA NOVA DATA FOI FEITA NESTA QUINTA FEIRA PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES TÉC: As votações em Macapá, capital do Amapá, tiveram que ser adiadas por causa do apagão elétrico que afeta a cidade desde três de novembro, devido a um incêndio que destruiu a principal subestação de energia elétrica do estado. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá aprovou o adiamento do primeiro turno das eleições para seis de dezembro e, se houver segundo turno, para vinte de dezembro. O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, confirmou essas datas. No ofício que enviou ao TSE, o TRE do Amapá, argumentou que o adiamento apenas para a capital se fazia necessário pelo vandalismo que vinha ocorrendo na cidade devido ao apagão. E que nas demais cidades o policiamento era capaz de garantir a segurança. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, chegou a defender o adiamento das votações para todas as cidades afetadas pelo apagão, que além do coronavírus, enfrentam grave crise pela falta de energia elétrica. (Randolfe Rodrigues): “Poucos brasileiros sabem o drama que nós todos amapaenses estamos vivendo. Com ausência de energia, com colapso do sistema de abastecimento de água. Pessoas correndo desesperadas na periferia de Macapá por uma garrafa de água potável; comerciantes tendo todo o seu faturamento sendo desperdiçado; pessoas mais pobres que fizeram todas as compras do mês e as colocaram na geladeira com o auxílio emergencial tendo perdido tudo o que tinham. Nós vivemos aqui uma crise que eu nunca vi o povo da minha terra estar sofrendo”. (Rep): O apagão atingiu treze dos dezesseis municípios do Amapá, mas só Macapá teve as eleições adiadas. Nas demais cidades, as votações foram feitas no mesmo dia que aconteceram no restante do Brasil. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00