Sessão Especial homenageará centenário do ex-senador Nilo Coelho — Rádio Senado
Homenagem

Sessão Especial homenageará centenário do ex-senador Nilo Coelho

Senado faz nesta quinta-feira (19) uma Sessão Especial em homenagem ao centenário de nascimento de Nilo de Souza Coelho. Nascido em Petrolina, no estado de Pernambuco, Nilo Coelho foi uma importante figura política que ocupou os cargos de deputado estadual e federal, governador de Pernambuco e senador, sendo eleito em 1983 presidente do Congresso Nacional. A homenagem foi requerida pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que destacou a importância política de Nilo para seu estado e para o país. A reportagem é de Lara Kinue.

16/11/2020, 16h33 - ATUALIZADO EM 16/11/2020, 16h33
Duração de áudio: 02:09
Nilo Coelho (à dir.), com os senadores Aloysio Chaves, Luís Viana Filho e Roberto Campos, recebe o ministro Saraiva Guerreiro no Congresso, em 1976
Arquivo / Senado Federal

Transcrição
LOC: SENADO FAZ NESTA QUINTA SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE NILO DE SOUZA COELHO. LOC: O REQUERIMENTO PARA A SESSÃO FOI APRESENTADO PELO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO, QUE DESTACOU A IMPORTÂNCIA DE NILO COELHO COMO SÍMBOLO POLÍTICO DE PERNAMBUCO E DO BRASIL. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE TÉC: No dia 2 de novembro foi comemorado o centenário de nascimento de Nilo de Souza Coelho. Para celebrar a data, o Senado vai fazer uma sessão especial. Nascido na cidade de Petrolina, Nilo Coelho dedicou sua carreira para o desenvolvimento do estado de Pernambuco e do país. Iniciou a vida política em 1947, como deputado estadual e, desde então, ocupou os cargos de deputado federal, governador e senador, sendo eleito em fevereiro de 1983 para a presidência do Congresso Nacional. Em sua trajetória política, Nilo Coelho promoveu o desenvolvimento do sertão pernambucano com projetos de integração e irrigação. Como parlamentar, defendeu a importância do diálogo para a democracia, como lembrou o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco: (Fernando Bezerra 20”) Falar sobre Nilo Coelho é falar sobre a força do Sertão, mas também sobre diálogo e conciliação. Eleito para o Senado, foi Presidente do Congresso Nacional em 1983, quando o Brasil vivia um processo de redemocratização. No cargo, atuou com altivez pela afirmação do Parlamento. (REP) Fernando Bezerra afirmou ainda que os principais ideais do ex-senador devem ser colocados em prática pelos parlamentares, especialmente agora, na busca de soluções de enfrentamento à crise causada pela pandemia. (Fernando Bezerra) Dizia Nilo Coelho que o bem comum, que nos cabe promover, exige a fertilidade do diálogo, da negociação e do entendimento. A normalidade pressupõe o fim da confrontação política e o retorno à prática democrática da negociação e do entendimento entre as diferentes correntes partidárias que, no Legislativo, representam a diversidade do pensamento da sociedade brasileira. (REP) A homenagem pelo centenário de nascimento do político atende a um pedido feito pelo senador Fernando Bezerra e apoiado por outros 19 senadores. Nilo Coelho morreu em novembro de 1963. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00