Barroso afirma que a participação da sociedade nestas eleições surpreendeu
A abstenção das eleições desse domingo foi de pouco mais de 23%, superior aos dos pleitos de 2016, quando a ausência foi de 17,8%, e de 2018 com 20,3%. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, comemorou o resultado ao citar a pandemia do novo coronavírus. As projeções da própria Justiça Eleitoral eram de uma ausência de metade do eleitorado devido à covid-19. O Rio de Janeiro foi o estado com maior abstenção: 28% e o Piauí, a menor com 15,4%. As informações com a repórter Hérica Christian.
Transcrição
LOC: APESAR DA PANDEMIA, O ÍNDICE DE ELEITORES QUE NÃO FORAM VOTAR SE MANTEVE NA MÉDIA DOS ÚLTIMOS ANOS.
LOC: O RIO DE JANEIRO REGISTROU A MAIOR ABSTENÇÃO, ENQUANTO O PIAUÍ, A MENOR DO PAÍS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
(Repórter) Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a abstenção nesse domingo somou pouco mais de 23%. Apesar do aumento em comparação aos dois últimos pleitos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a participação do eleitorado surpreendeu considerando a pandemia. Segundo ele, as projeções eram de que pelo menos metade eleitores não comparecesse à votação. Até porque a própria Justiça Eleitoral recomendou que os eleitores que tivessem febre, tosse e que tivessem testado positivo para a covid-19 não votassem e apenas justificassem a ausência. Ao citar a morte de mais de 165 mil brasileiros vítimas do novo coronavírus, o presidente do TSE destacou o compromisso do eleitor com a democracia.
(Luís Roberto Barroso) Os níveis de abstenção foram inferiores a 25%. Portanto, em plena pandemia nós tivemos um índice de abstenção pouca coisa superior à das eleições passadas. Eu queria verdadeiramente cumprimentar de coração o eleitorado que compareceu em massa apesar das circunstâncias e nós tivemos a preocupação de dar o máximo à saúde pública de todos.
(Repórter) O Rio de Janeiro registrou a maior abstenção do País com 28. Já o estado do Piauí teve a menor ausência de eleitores somando 15,4%. Apesar da instabilidade no aplicativo da justificativa virtual, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral descartou adiar o prazo que se encerrou nesse domingo. Segundo ele, o eleitor ausente deverá preencher um formulário disponível na página do TSE e apresentar a documentação que comprove a falta às urnas. O segundo turno das eleições está previsto para o dia 29 de novembro.