Novembro lembra importância dos cuidados com o diabetes
Novembro é um mês de conscientização para prevenir o câncer de próstata, mas também é dedicado à campanha que alerta para os cuidados com o diabetes. No último ano, o Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e da Assistência Integral à Pessoa Diabética, que garante a manutenção dos investimentos no tratamento completo para os doentes. O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defende mais investimentos na melhoria do tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). A reportagem é de José Odeveza, sob supervisão da chefia de jornalismo da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: NOVEMBRO RELEMBRA IMPORTANCIA DOS CUIDADOS COM O DIABETES
LOC: BRASIL TEM MAIS DE 16 MILHÕES DE DIABÉTICOS. REPORTAGEM JOSÉ ODEVEZA.
TÉC: Assim como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, novembro abre o debate sobre o diabetes no Brasil e no mundo. Isso porque é no dia 14 de novembro que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A doença crônica é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Atualmente o Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos. A doença atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. A engenheira civil Nagila Cardoso, de 27 anos, tem diabetes desde os 6 anos de idade e faz seu acompanhamento completo pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
(Nágila Cardoso). A minha dieta era super restrita e ai depois que eu consegui essa insulina um pouquinho mais moderna pelo SUS mesmo, que provavelmente meus pais não teriam condições na época de comprar, eu pude começar a comer umas coisas diferentes, ter uma vida um pouquinho mais normal.
(LOC) No último ano, o Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e da Assistência Integral à Pessoa Diabética, ela garante a manutenção dos investimentos no tratamento completo necessário para os portadores da doença pelo SUS. O senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, reafirmou a importância dos investimentos na área.
(Jorge Kajuru). O Governo gasta com bobagens muito mais do que com a saúde, do que com uma doença tão silenciosa como essa. O governo não tinha que gastar com publicidade, no entanto gasta bilhões e esse dinheiro bilhões poderiam estar investidos na saúde pública e entre os itens da saúde púbica uma prioridade é o diabetes.
(LOC). Atualmente, o Senado analisa o projeto de Lei 585 de 2019 que pretende isentar a pessoa com diabetes tipo 2 do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma. Sob supervisão de Maurício de Santi da Rádio Senado, José Odeveza.