Carlos Portinho toma posse no Senado na vaga de Arolde de Oliveira — Rádio Senado
Senado

Carlos Portinho toma posse no Senado na vaga de Arolde de Oliveira

O senador Carlos Portinho (PSD-RJ) tomou posse na tarde desta terça-feira (3) e ocupa a vaga do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que morreu no último dia 21 em decorrência da covid-19. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

03/11/2020, 19h20 - ATUALIZADO EM 03/11/2020, 19h20
Duração de áudio: 01:40
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). 

Na ordem do dia, o PL 3.819/2020, que restaura a obrigatoriedade da prévia licitação do serviço público de transporte coletivo interestadual e internacional de passageiros; o PL 3.877/2020, que autoriza o acolhimento de depósitos voluntários de instituições financeiras pelo Banco Central; e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 19/2019, que estabelece requisitos para nomeação e demissão do presidente e dos diretores do Banco Central, bem como vedações aos ocupantes do cargo. 

Toma posse o senador Carlos Portinho (sem partido-RJ) em virtude do falecimento do senador titular, Arolde de Oliveira, em 21 de outubro.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz sessão.

Participam:
secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho;
deputado Hugo Leal (PSD-RJ);
governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: TOMOU POSSE NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA O SENADOR CARLOS PORTINHO, NA VAGA DO FALECIDO AROLDE DE OLIVEIRA. LOC: LÍDERES HOMENAGEARAM COLEGA QUE MORREU DE COVID NO FINAL DE OUTUBRO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC:(1103D11_RAQUEL_POSSE_CARLOS_DAVI_EDUARDO_T:1’37”) Como primeiro suplente do falecido Arolde de Oliveira, tomou posse perante a mesa do plenário, o senador Carlos Portinho, do Rio de Janeiro. Emocionado, ele afirmou que será um desafio assumir o lugar do titular. (CARLOS) Não me assusta o Senado, assusta-me substituir Arólde de Oliveira porque não se substitui a história. O senado Arólde se insere para sempre do hall dos grandes homens públicos desse país. Uma pessoa doce, mas convicta das suas posições, defensor dos valores da família. Rep: O presidente Davi Alcolumbre destacou que Arolde foi um grande representante carioca no Congresso Nacional durante três décadas. (DAVI) Senador Arólde membro do congresso brasileiro há mais de três décadas representando o estado do Rio de Janeiro, sei que será uma grande missão honrar o mandato com esse espírito de resgatar a memória, as lutas e o mandato do senador Arólde. Rep: E o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, que também teve covid-19, contou que ficou muito triste com a notícia do falecimento do colega. (EDUARDO) Tive a notícia do falecimento do nosso senador internado também com covid. Talvez tenha sido um dos momentos mais tristes que eu passei nos últimos anos porque, imaginem a situação, eu estava com covid, internado, passando pelos desafios que o covid impõe, essa é uma doença traiçoeira. Rep: Outros parlamentares também manifestaram sentimento de pesar a familiares e amigos pela perda de um grande político brasileiro e ainda deram as boas-vindas ao novo integrante da casa. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00