Mourão diz que Bolsonaro tem compromisso com meio ambiente — Rádio Senado
Amazônia

Mourão diz que Bolsonaro tem compromisso com meio ambiente

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou de debate temático no Senado sobre ações do governo para enfrentar o desmatamento na Amazônia. O convite para a audiência foi dos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Telmário Mota (Pros-RR). As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

14/07/2020, 19h43 - ATUALIZADO EM 14/07/2020, 19h50
Duração de áudio: 02:27
Vice-presidente, Hamilton Mourão, participa de audiência no Senado. Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, Mourão explica dados sobre a Amazônia.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPA DE DEBATE TEMÁTICO NO SENADO SOBRE AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA ENFRENTAR DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. LOC: HAMILTON MOURÃO TAMBÉM RESPONDEU PERGUNTAS DOS SENADORES. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O aumento nos índices de desmatamento no mês de junho, com o surgimento de novos focos de incêndio e o alcance do mais alto nível de queimadas dos últimos 13 anos na região amazônica foram os motivos pelos quais os senadores convidaram o vice-presidente da República para participar de debate sobre o tema. O general Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, destacou que existe compromisso do presidente Jair Bolsonaro com a proteção do meio ambiente e que o plano do governo prevê como prioridade buscar financiamento internacional e aumentar a presença do Estado na região. (HAMILTON) Questões ambientais não têm coloração partidária, nosso partido aqui é o Brasil. A cooperação e apoio do parlamento são fundamentais para o êxito do processo de desenvolvimento. Rep: Para a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, é preciso aliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental. (ELIZIANE) A retomada do crescimento do Brasil se dará também pelo olhar voltado para o meio ambiente. E eu não tenho dúvida de que a Amazônia é dos brasileiros e cabe somente a nós a decisão sobre ações dessa tão importante região do planeta. Rep: E Kátia Abreu, do PP do Tocantins, afirmou que a redução orçamentária comprometeu o trabalho de fiscalização do meio ambiente. (KÁTIA) A Amazônia não pode ficar no atraso, sem apoio financeiro, na pobreza e na miséria, ao contrário, a floreta tem que ser um ativo econômico e não só um ativo de aplausos. Rep: Já Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, disse que o Brasil representa menos de 4% da área desmatada do planeta. (CHICO) O mundo globalizado, que na verdade destruiu suas florestas, se esquece de que o Brasil tem 700mil quilômetros quadrados de áreas desmatadas, o mundo tem 29 milhões de quilômetros quadrados de desmatamento de suas florestas, leia-se aí Europa, Estados Unidos. Rep: Durante a audiência, o general Mourão explicou que o Conselho Nacional da Amazônia Legal foi recriado em fevereiro de 2020 e está integrado por 14 ministérios com a missão de coordenar ações de preservação, proteção e desenvolvimento sustentável. Ele ainda trouxe dados do monitoramento por satélite que revelam que 40% de todo o desmatamento do bioma se concentra no estado do Pará. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00