Senado adia para a próxima semana votação de MP que permite redução salarial — Rádio Senado
Durante a pandemia

Senado adia para a próxima semana votação de MP que permite redução salarial

A votação da Medida Provisória 936, que permite a suspensão dos contratos de trabalho e a redução de jornada e salários por conta da pandemia do novo coronavírus, foi adiada para a próxima semana. Os senadores se reuniriam nesta quarta-feira (10) para analisar o texto, mas, por se tratar de um assunto complexo, os líderes partidários pediram o adiamento da votação. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou que o texto recebeu mais de mil emendas na comissão especial e que os senadores precisavam de tempo para fazer adequações e chegar a um acordo. A votação deve ocorrer na próxima terça-feira (16).

10/06/2020, 17h48 - ATUALIZADO EM 10/06/2020, 17h51
Duração de áudio: 01:10
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Obs.: sessão cancelada.

Na pauta a MP 936/2020, que cria o programa emergencial de manutenção do emprego e da renda. O PL 1142/2020, que dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas e o PL 1389/2020, que dispõe sobre a transposição e a transferência de saldos financeiros entre os blocos de financiamento constantes dos fundos de assistência social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, provenientes de repasses federais, apurados até dezembro de 2019.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em pronunciamento via videoconferência.

Participa: 
2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
A votação da Medida Provisória 936, que permite a suspensão dos contratos de trabalho e a redução de jornada e salários por conta da pandemia do novo coronavírus, foi adiada para a próxima semana. Os senadores se reuniriam nesta quarta-feira para analisar o texto, mas, por se tratar de um assunto complexo, os líderes partidários pediram o adiamento da votação. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou que o texto recebeu mais de mil emendas na comissão especial e que os senadores precisavam de tempo para fazer adequações e chegar a um acordo. Davi Alcolumbre lembrou também que a MP ainda tem 47 dias de vigência e, por isso, foi possível mudar a data da votação. De acordo com o Regimento, os senadores não podem votar nenhum projeto antes de uma medida provisória ser analisada. Por isso, mesmo tendo projetos prontos para votação nesta quarta-feira, a sessão precisou ser cancelada. O Plenário do Senado volta a se reunir na próxima terça-feira, às duas da tarde.

Ao vivo
00:0000:00