Presidente da CRE comemora entrada do Brasil em aliança global por vacina contra covid-19
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), comemorou a decisão do governo brasileiro de entrar para a aliança global que busca vacina e tratamento para o novo coronavírus. O grupo coordenado pela Organização Mundial da Saúde reúne dezenas de países, empresas e fundações de pesquisa. A reportagem é de Bruno Lourenço.

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, NELSINHO TRAD, COMEMOROU A DECISÃO DO GOVERNO BRASILEIRO DE ENTRAR PARA A ALIANÇA GLOBAL QUE BUSCA VACINA E TRATAMENTO PARA O NOVO CORONAVÍRUS.
LOC: O GRUPO COORDENADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE REÚNE DEZENAS DE PAÍSES, EMPRESAS E FUNDAÇÕES DE PESQUISA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Nelsinho Trad, tinha duas preocupações caso o Brasil ficasse de fora do chamado Acelerador de Vacinas. A primeira era um possível dano à reputação brasileira na área de medicamentos e vacinas angariada ao longo de vários anos de pesquisas relacionadas a doenças tropicais e à AIDS. A outra, explicou o senador do PSD de Mato Grosso do Sul, seria ficar para trás em relação ao tratamento e prevenção da covid-19.
(Nelsinho): No sentido de ao se descobrir essa vacina em o Brasil não estando no consórcio global nós iríamos ficar lá no final da fila. Quem sabe até nem participando dos testes e dessa descoberta. Isso foi superado o Brasil está reinserido e na torcida que nossos competentes médicos cientistas a gente possa descobrir logo essa vacina pro coronavírus.
(Repórter): O governo brasileiro disse apoiar iniciativas da OMS e da iniciativa privada que ajudem na descoberta de um tratamento e de uma vacina. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, destacou que o Brasil tem muito a oferecer nessa área.
(Pontes): O Brasil é um país que tem uma competência reconhecida internacionalmente na produção de vacinas, no desenvolvimento de vacinas, a capacidade de nossos pesquisadores, nossos cientistas, é reconhecida internacional... assim como a capacidade de produção de vacinas por meio do Instituto BioManguinhos etc. O Brasil participando nesse sistema de aceleração mundial temos a receber mas temos muito a cooperar também através da nossa competência.
(Repórter): A aliança global apoiada pela Organização Mundial da Saúde tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento, produção e acesso a testes, tratamento e vacina para o novo coronavírus. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.