Comissão para fiscalizar gastos com epidemia será instalada segunda
A comissão de acompanhamento dos gastos do governo federal criada pelo decreto de calamidade pública será instalada, com a escolha do presidente e relator, na segunda-feira (20), às 11 da manhã. Essa primeira reunião será comandada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: A COMISSÃO QUE IRÁ FISCALIZAR OS GASTOS DO GOVERNO FEDERAL EM FUNÇÃO DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA PARA O ANO DE 2020 SERÁ INSTALADA NA SEGUNDA-FEIRA (HOJE)
LOC: O COLEGIADO CONTA COM SEIS SENADORES E SEIS DEPUTADOS TITULARES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) A escolha do presidente e relator da comissão que acompanhará os gastos do governo federal em função da adoção do decreto de calamidade pública em 2020 acontece nesta segunda-feira, 20 de abril, às 11 da manhã, horário de Brasília. A primeira reunião será comandada pelo senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, integrante mais idoso do colegiado. Para o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, o trabalho da comissão será mais uma contribuição do parlamento brasileiro no enfrentamento à pandemia do coronavírus :
(Davi Alcolumbre) E eu tenho certeza de que será um trabalho muito importante para este momento, para acompanharmos os gastos que estão sendo executados no combate a essa epidemia, e, ao mesmo tempo, para orientar caminhos para que a possamos, juntos, auxiliar, ajudar o Governo, em nome do Parlamento brasileiro na execução e na aplicação desses recursos que deixaram de ser gastos para serem investimentos na vida das pessoas, na consolidação e manutenção dos empregos e no fortalecimento das empresas.
(Repórter) O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, um dos integrantes da comissão, afirmou que é necessário que o colegiado esteja atento não só com os gastos, mas com a fonte dos recursos para o combate à pandemia:
(Izalci Lucas) Porque vai haver muito incentivo fiscal, empréstimos tomados, emissão de títulos e, infelizmente – não dá – o controle fica muito difícil. Mas vai facilitar muito o nosso trabalho, da Comissão – o Senador Confúcio acaba de convocar a primeira reunião para segunda-feira, às 11 horas – e isso vai ajudar muito o acompanhamento, sendo destacada no Orçamento, de uma forma clara, a questão da despesa e do investimento.
(Repórter) Os senadores titulares da comissão, além de Confúcio e Izalci, são Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, Vanderlan Cardoso, do PSD de Goiás, Rogério Carvalho, do PT de Sergipe e Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso. Seis deputados federais também fazem parte do grupo.