Grupo de senadores pede que Executivo transfira dinheiro do Orçamento
Um grupo de 22 senadores assinou documento na última quinta-feira (19) pedindo que o presidente da República, Jair Bolsonaro, retire de pauta o projeto de lei do governo (PLN4/2020) que libera cerca de R$ 20 bilhões de reais para que o relator do orçamento da União aplique em emendas parlamentares. A ideia é redirecionar esses recursos para medidas de combate à pandemia do Coronavírus. As informações com a repórter Raquel Teixeira.
Transcrição
LOC: GRUPO DE SENADORES QUER QUE PRESIDENTE JAIR BOLSONARO RETIRE DE PAUTA PROJETO QUE LIBERA 20 MILHÕES DE REAIS PARA RELATOR DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.
LOC: A IDEIA É DESTINAR ESSES RECURSOS PARA MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: Um grupo de 22 senadores assinou na última quinta-feira um documento pedindo que o presidente da República, Jair Bolsonaro, retire da pauta do Congresso Nacional o projeto de lei do governo que libera cerca de R$ 20 bilhões de reais para que o relator do orçamento da União aplique em emendas parlamentares. A ideia é redirecionar esses recursos para a área da saúde, mais especificamente na adoção de medidas de combate à pandemia do Coronavírus. O senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, argumentou que é hora de investir em formas de socorrer o país da calamidade.
(ORIOVISTO)com trecho de recorte no meio O executivo mandou e a lei permite que o executivo pela sua própria vontade retire esse PLN 4, não há problema nenhum, ele pode fazer isso...e joga esse dinheiro para o Ministério da Saúde combater o Coronavírus, depende só do presidente Bolsonaro querer. Ele pode fazer isso, não precisa pedir autorização para ninguém.
Rep: Oriovisto afirmou que há ainda uma segunda demanda no manifesto dos parlamentares para que o Ministério da Justiça encontre uma forma legal de acabar com o fundo eleitoral de 2020, para que também esse dinheiro seja usado na saúde ou ainda para amparar pequenos empresários que devem enfrentar forte crise econômica por causa da Covid-19.
(ORIOVISTO) ”Nós temos 2 bilhões de reais previsto para o fundão eleitoral de 2020, esse dinheiro, nesse ano de crise é mais do que justo que os candidatos abram mão, que os partidos abram mão, eu sugiro que o presidente converse com Sérgio Moro.
Rep: As informações sobre o abaixo-assinado foram publicadas nas redes sociais, já que como medida de precaução a mesa diretora do Senado determinou que os senadores com idade acima de 65 anos, gestantes ou que sejam portadores de doenças crônicas fiquem em regime de teletrabalho para diminuir o risco de contágio pela doença. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.