CCJ aprova obrigatoriedade de barras laterais para veículos
As barras de proteção lateral devem ser obrigatórias nos veículos comercializados no brasil. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto de lei (PLS 81/2018) com esse objetivo. Se não houver recurso para análise no plenário, a proposta segue para a votação na Câmara dos Deputados. O relator, Fabiano Contarato (REDE-ES), destacou estudo feito na Suécia que concluiu que essas estruturas reduzem em 54% as ocorrências de lesões de gravidade moderada a grave nos ocupantes. A reportagem é de Bruno Lourenço.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A INSTALAÇÃO OBRIGATÓRIA DAS BARRAS DE PROTEÇÃO LATERAL NOS VEÍCULOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL.
LOC: SE NÃO HOUVER RECURSO PARA ANÁLISE NO PLENÁRIO A PROPOSTA SEGUE PARA A VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(TÉC): O projeto de lei diz que as barras de proteção lateral devem ser itens obrigatórios nos veículos comercializados no Brasil. Essas barras protegem os passageiros em caso de impacto lateral e são obrigatórias em vários países. O relator, Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, destacou estudo sueco que concluiu que essas estruturas reduzem em 54% as ocorrências de lesões de gravidade moderada a grave nos ocupantes.
(Fabiano Contarato): Entendemos ser de fundamental importância que os veículos que circulem nas vias brasileiras sejam dotados, sempre que possível, de todas as tecnologias e equipamentos destinados a aumentar a segurança de seus ocupantes. Tendo em vista que boa parte dos veículos comercializados no Brasil já conta com as barras de proteção lateral, é pertinente que a sua instalação passe a ser compulsória. Trata-se de medida – já adotada por diversas montadoras – de baixo impacto financeiro e alto retorno para a sociedade.
(Repórter): Resolução do Conselho Nacional de Trânsito já determina que os veículos importados e os novos projetos de automóveis comercializados no país devem cumprir desde janeiro deste ano uma série de requisitos de segurança em caso de impacto lateral. A partir de 2026, esses requisitos serão ainda mais rigorosos. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
PLS 81/2018