Senadores prometem questionar ministro da Educação em Colegiado sobre Fundeb e falhas no Enem — Rádio Senado
Audiência Pública

Senadores prometem questionar ministro da Educação em Colegiado sobre Fundeb e falhas no Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comparece nesta terça-feira (11) à Comissão de Educação do Senado para falar sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Feito em novembro de 2019, o Enem tem seu resultado usado como critério para o Sistema de Seleção Unificada, o SISU, que oferece 237 mil vagas nas universidades federais. Quando as notas foram divulgadas, em janeiro deste ano, estudantes apontaram inconsistências na correção das provas e tiveram os pedidos de revisão negados. Depois, o Ministério da Educação admitiu as falhas, que atribuiu à impressão das provas. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

10/02/2020, 19h00 - ATUALIZADO EM 10/02/2020, 19h00
Duração de áudio: 01:54
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.  Senador Flávio Arns (Rede-PR) recebe o ministro da Educação, Abraham Weintraub.  \r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: SENADORES PROMETEM QUESTIONAR MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM COLEGIADO SOBRE FUNDEB E FALHAS NO ENEM LOC: ABRAHAM WEINTRAUB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E DEVE FALAR DOS PROBLEMAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DO ANO PASSADO E DA PROPOSTA QUE TORNA PERMANENTE O FUNDO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA . REPÓRTER PEDRO PINCER. (TÉC): O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comparece nesta terça-feira ao Senado para falar sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Feito em novembro de 2019, o Enem tem seu resultado usado como critério para o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, que oferece 237 mil vagas nas universidades federais. Quando as notas foram divulgadas, em janeiro deste ano, estudantes apontaram inconsistências na correção das provas e tiveram os pedidos de revisão negados. Depois, o Ministério da Educação admitiu as falhas, que atribuiu à impressão das provas. Vice-presidente da Comissão de Educação, o senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, falou sobre os questionamentos que os senadores devem fazer durante a audiência. (Flávio Arns): Nós temos dúvidas importantes, debates importantes, diálogos necessários que têm que ser feitos. Por exemplo, a questão do Enem, o que é que aconteceu, como é que se pode evitar problemas, perspectivas para o futuro, e o Fundeb, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais, que se encerra nesse ano. (Repórter): A continuidade do Fundeb também é a maior preocupação do senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia. (Confúcio Moura): O desejo dos parlamentares da Comissão de Educação é que o Fundeb seja constitucionalizado definitivamente, sem prazos, podendo ser alterados alguns índices da participação dos entes federados. Então, eu creio que seja esse um assunto necessário, urgente e inadiável. (Repórter): O início da audiência está previsto para às 11 da manhã. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00