Senadores apontam importância da pauta econômica presente na mensagem presidencial de Bolsonaro — Rádio Senado
Congresso Nacional 2020

Senadores apontam importância da pauta econômica presente na mensagem presidencial de Bolsonaro

Senadores ressaltaram a importância da pauta econômica proposta pelo presidente Jair Bolsonaro na mensagem enviada ao Congresso no início do ano legislativo de 2020. Para o senador Jayme Campos (DEM-MT), as aprovações na área econômica podem destravar os investimentos no país. Weverton (PDT-MA) afirmou que espera que em 2020 não haja excesso de medidas provisórias. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

03/02/2020, 18h28 - ATUALIZADO EM 03/02/2020, 18h28
Duração de áudio: 02:07
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura.

1ª secretária da Mesa do Congresso Nacional, deputada Soraya Santos (PR-RJ), realiza leitura da mensagem da Presidência da República.

Mesa:
procurador-geral da República, Augusto Aras;
1ª secretária da Mesa do Congresso Nacional, deputada Soraya Santos (PR-RJ);
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli;
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Foto: Beto Barata/Agência Senado
Foto: Beto Barata/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM DOS DESTAQUES DA MENSAGEM PRESIDENCIAL ENVIADA AO CONGRESSO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO FOI A PAUTA ECONÔMICA. LOC: SENADORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA MAS AFIRMAM QUE A PROPOSTA NÃO PODE SER IMPOSTA E DEVE SER BEM DEBATIDA COM O LEGISLATIVO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: TÉC: Para o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, o foco da mensagem presidencial de Jair Bolsonaro no início do ano legislativo de 2020 foi correto, já que, para o senador é preciso estímulo para a economia brasileira: Jayme Campos – 13” – Alguns projetos para serem votados, caso da reforma tributária, reforma administrativa, enfim, são leis que certamente vão criar um ambiente não só para a economia, mas sobretudo de segurança jurídica para todos aqueles que querem investir no Brasil. (REP) O mesmo pensamento é compartilhado por Major Olímpio, senador do PSL de São Paulo, que destaca que projetos citados na mensagem já estão em discussões avançadas no Senado: Major Olímpio: No Senado nós já temos pautas que são muito importantes para o Brasil, importante para o executivo, nós temos PECs que estão aqui conosco que nós devemos votar esse primeiro semestre o mais rápido possível, uma delas que acaba com mais de 200 fundos, uma outra que consolida o pacto federativo, equilibrando as contas União, Estados e Municípios. (REP) Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, espera que a mensagem, que também fala da universalização da educação de qualidade em todos os níveis, não fique apenas no discurso: Contarato: Espero efetivamente que não fique apenas no campo do discurso, mas entre no campo da efetividade. Porque discurso por discurso nós já temos uma constituição federal de 88 que garante a todo cidadão brasileiro e brasileira o direito a uma educação pública de qualidade e a população menos favorecida não tem. (REP) E todos os pontos e projetos citados na mensagem presidencial devem ser debatidos com o Congresso. Essa é a opinião do Senador Weverton, do PDT do Maranhão, que criticou o excesso de medidas provisórias de 2019: Weverton: Esse ano nós vamos bater oposição muito forte nessa questão das medidas provisórias desenfreadas que são assinadas e mandadas pra cá no Congresso, e eu digo desenfreadas porque muitas delas não tem urgência que deveria ter, que prevê a edição de uma medida provisória. (REP) Entre os projetos citados por Bolsonaro na mensagem presidencial estão a reforma tributária, o programa Verde Amarelo, a independência do Banco Central e a privatização da Eletrobrás. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00