Randolfe Rodrigues quer convocar ministro da Educação para explicar falha no Enem — Rádio Senado
Educação

Randolfe Rodrigues quer convocar ministro da Educação para explicar falha no Enem

Randolfe Rodrigues (REDE-AP) apresentou dois requerimentos para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O senador quer que ele preste esclarecimentos sobre os problemas ocorridos na correção e na atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro do ano passado. Após a divulgação dos erros, o ministro disse o problema teria sido causado por uma impressora da gráfica contratada (sem licitação) para produzir os cadernos de avaliação. Para Randolfe, o ministro deve explicações à sociedade. A reportagem é de Pedro Pincer, da Rádio Senado.

31/01/2020, 16h44 - ATUALIZADO EM 31/01/2020, 16h44
Duração de áudio: 01:50
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, chega ao Senado para participar de audiência pública na Comissão de  Educação, Cultura e Esporte (CE).

Participam:
senador Eduardo Gomes (MDB-TO)
ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: RANDOLFE QUER CONVOCAR MINISTRO DA EDUCAÇÃO PARA DEPOR SOBRE FALHA NO ENEM. LOC: SENADOR QUER QUE ABRAHAM WEINTRAUB PRESTE ESCLARECIMENTOS SOBRE OS PROBLEMAS NA CORREÇÃO E NA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, REALIZADO EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO. REPÓRTER PEDRO PINCER. TÉC: Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, apresentou dois requerimentos para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O senador quer que ele preste esclarecimentos sobre os problemas ocorridos na correção e na atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro do ano passado. O resultado do Enem foi divulgado no dia 17 de janeiro. Logo em seguida, porém, candidatos e meios de comunicação denunciaram inconsistências na correção das provas. Randolfe fez duras críticas ao Ministério da Educação. (Randolfe Rodrigues) O Ministério da Educação se tornou uma bagunça generalizada, prejudicando estudantes de todo o país. Milhares foram prejudicados com a desorganização do Enem. É paradoxal eles terem passado o ano todo, o ano passado todinho, criticando Paulo Freire e não terem tido condições de organizar uma prova. (REP) Após a divulgação dos erros, o ministro disse que o problema teria sido causado por uma impressora da gráfica contratada (sem licitação) para produzir os cadernos de avaliação. Segundo Weintraub, a máquina “dava umas engasgadas”, o que ocasionou o descolamento da prova com o gabarito. Para Randolfe, o ministro deve explicações à sociedade. (Randolfe Rodrigues) O senhor Weintraub necessita vir ao Senado para esclarecer por que ideologizou o Ministério da Educação, por que está prejudicando os estudantes brasileiros, por que o Ministério da Educação e o Ineop não tem condições de organizar provas e garantir o acesso de estudantes às universidades. (REP) Os requerimentos foram protocolados nas Comissões de Educação e Fiscalização e Controle. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00