Congresso pode votar nesta terça-feira Orçamento de 2020 — Rádio Senado
Orçamento 2020

Congresso pode votar nesta terça-feira Orçamento de 2020

O Congresso Nacional deve analisar nesta terça-feira (17) o projeto de lei do orçamento para a União em 2020. Alguns pontos da proposta já estão fechados, como a manutenção de recursos na casa de R$ 134 bilhões para a saúde e o valor do salário mínimo para o próximo ano que deve ser de R$ 1.031. Mas como apontou o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), ainda faltam definições, como o possível valor do fundo eleitoral. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Notícias relacionadas

Orçamento de 2020 é o mais restritivo da história do país, diz Marcelo Castro

16/12/2019, 19h12 - ATUALIZADO EM 17/12/2019, 16h15
Duração de áudio: 01:41
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à apreciação de destaques aos vetos 35 e 44 de 2019 e de projetos de créditos orçamentários. 

Mesa: 
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 


Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 2020 DEVE SER VOTADO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO E LOGO DEPOIS NO PLENÁRIO DO CONGRESSO. LOC: DE ACORDO COM PRESIDENTE DA CMO, OS PRINCIPAIS PONTOS DA PROPOSTA JÁ ESTÃO FECHADOS, MAS FALTAM DEFINIÇÕES COMO O VALOR DO FUNDO ELEITORAL. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: O Congresso Nacional pode concluir nesta terça-feira a votação do orçamento da união para 2020. Alguns pontos já estão praticamente fechados como o valor do salário mínimo para o ano que vem: 1.031 reais e o montante de recursos destinados à saúde: 134 bilhões. O déficit fiscal previsto para 2020 é de 124 bilhões de reais. O presidente da comissão mista de orçamento, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, destaca que a análise da proposta orçamentária vem enfrentando muitos desafios nos últimos anos devido à regra do teto de gastos e à crise econômica: (Marcelo) Porque nós temos esse ano seguramente o orçamento mais restritivo, pelo menos da história que se tem conhecimento do Brasil. Nós estamos no sexto ano consecutivo com déficit primário. (REP) Alguns pontos do orçamento de 2020 ainda precisam ser definidos pelos deputados e senadores, como o valor que pode ser disponibilizado para o fundo eleitoral. Marcelo Castro afirma que essa pode ser uma das polêmicas na votação do projeto: Marcelo 2 – 28”- O que é que eu tenho argumentado dentro da comissão mista de orçamento: essa eleição próxima é uma eleição maior do que a anterior, então se anterior foi 1,7 bi, essa próxima deveria ser um valor superior a isso. Ocorre que nós estamos com orçamento mais restritivo da história não fica bem não é prudente que a gente aumente de uma maneira o recurso do fundo eleitoral, a sociedade não vai compreender (REP) Em caso de aprovação no plenário do Congresso Nacional a proposta orçamentária de 2020 será enviada para a sanção do Presidente da República. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende. PROJETO: PL nº 22/2019

Ao vivo
00:0000:00