Senado celebra os 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra os 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento

Por iniciativa do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o Senado homenageou os 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento, que congrega bancos de fomento de todo o Brasil. Foi concedida placa de homenagem ao fundador da associação, Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz. Reportagem, Iara Farias Borges.

09/12/2019, 13h44 - ATUALIZADO EM 09/12/2019, 14h32
Duração de áudio: 02:01
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar 50 anos de atuação da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil interpretada pelo Coral dos Funcionários do Banco do Brasil.

Mesa:
2º vice-pesidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Ênio Mathias Ferreira;
diretora da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), Jeanette Halmenschlager Lontra;
fundador da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz;
presidente e requerente da sessão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Perpétuo Socorro Cajazeiras;
1º vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Sérgio Gusmão Suchodolski;
diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose;
diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e diretor de Controle Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Rubens Rodrigues Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL NO SENADO CELEBROU 50 ANOS DE ATUAÇÃO DA ABDE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO. LOC: DURANTE CERIMÔNIA HOUVE A ENTREGA DE PLACA DE HOMENAGEM AO FUNDADOR DA ADBE E DO PREMIO ABDE-BID. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) De iniciativa do senador Antonio Anastasia, do PSDB mineiro, a sessão especial homenageou os 50 anos de criação da Associação Brasileira de Desenvolvimento, que congrega bancos de fomento de todo o país. A ABDE incentiva o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável, faz parcerias estratégicas e fortalece os agentes de fomento, como explicou o presidente da Associação, Perpétuo Cajazeiras. (Perpétuo Cajazeiras)“Sem esses requisitos, não se poderá empreender um esforço e consequente desenvolvimento nacional capaz de multiplicar estruturas produtivas com amplo impacto social e ambiental e impulsionar a retomada do crescimento sustentável brasileiro”. (Repórter) A ABDE e os bancos de fomento têm compromisso com o crescimento econômico e com a redução das desigualdades, disse Hindemburgo Diniz, fundador da associação. (Hindemburgo Diniz)“A ação dos bancos de desenvolvimento deve orientar-se para atenuar as insuficiências e reduzir a imperfeição na distribuição do crédito de longo prazo. A importância e responsabilidade da ABDE é no rumo do combate ao atraso econômico, contribuindo para a erradicação da pobreza nas sociedades a que servem”. (Repórter) Ao homenagear a ABDE, o senador Antonio Anastasia disse que o trabalho da associação deve servir de exemplo. (Antonio Anastasia) “Que o êxito dessa entidade, ao longo de 50 anos de sua profícua existência, sirva de exemplo para o Brasil que desejamos construir, um país pujante, que valoriza o empreendedorismo e onde a relação entre as pessoas e s instituições seja pautada pela confiança e pela fé inabalável em nossa capacidade de transformar o mundo por meio do trabalho”. (Repórter) Durante a sessão, o fundador da ABDE recebeu uma placa de homenagem pela sua atuação em prol do desenvolvimento brasileiro. Também foi entregue o Prêmio ABDE-BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, que condecorou autores de artigos científicos sobre o tema.

Ao vivo
00:0000:00