Dia do Síndico é celebrado no Plenário do Senado — Rádio Senado
Sessão especial

Dia do Síndico é celebrado no Plenário do Senado

O Senado fez uma homenagem nesta segunda-feira (2) ao Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro. O autor do requerimento, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), destacou que o trabalho é árduo e exige paciência e sabedoria. O presidente da Abrassp (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), Paulo Melo, elencou entre as demandas da categoria a criação de uma Lei Geral dos Condomínios, do Microempreendedor Individual do síndico profissional e de uma Frente Parlamentar Mista em apoio aos síndicos do país. A reportagem é de Marcella Cunha.

02/12/2019, 14h13 - ATUALIZADO EM 02/12/2019, 14h14
Duração de áudio: 02:06
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia do Síndico.

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil.

Mesa:
vice-presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP) Brasil, Rodrigo Torres Pontes;
síndica profissional, Tainá Matos Fernandes;
presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), Paulo Roberto Melo;
presidente e requerente desta sessão de homenagem, senador Izalci Lucas (PSDB-DF);
criador do “Síndico 5 Estrelas”, Ricardo Karpat;
síndica orgânica e presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP) Mulher DF, Lucia Helena de Souza Caiafa;
líder do Grupo Síndico de Águas Claras, Hoto Esperidião do Rego Barros.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DIA DO SÍNDICO FOI CELEBRADO NO PLENÁRIO DO SENADO NESTA SEGUNDA-FEIRA. LOC: PARA O AUTOR DA SESSÃO ESPECIAL, ELES EXERCEM UM TRABALHO ÁRDUO EM NOME DA COLETIVIDADE.A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O Senado realizou uma homenagem ao Dia do Síndico, comemorado oficialmente no dia 30 de novembro. O criador da certificação “Síndico cinco estrelas”, que forma profissionais em todo o país, Ricardo Karpat, comparou o trabalho dos síndicos ao de “mini prefeitos”, pela capacidade de impactar a coletividade. (Ricardo Karpat) Criticamos com frequência os nossos governantes, mas quando assumimos o papel de síndico nós fazemos de maneira micro o que eles realizam de maneira macro. Então, ser síndico é poder mudar uma coletividade, é poder mudar um município, uma cidade um país. (Repórter) Para o autor do requerimento, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, o compromisso assumido pelos síndicos vai além de administrar o patrimônio, já que envolve o bem-estar dos moradores. (Izalci Lucas) O trabalho é difícil, é árduo e demanda mais do que administrar. Demanda também liderar, são tarefas que vão desde obras estruturais até a solução de conflitos entre os condôminos. É preciso ter acima de tudo paciência e sabedoria. (Repórter) Durante a homenagem, o presidente da Abrassp, a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, Paulo Melo, defendeu a elaboração de uma Lei Geral dos Condomínios e a criação do Microempreendedor Individual do síndico profissional. (Paulo Melo) Nós precisamos por exemplo criar o MEI do síndico profissional, porque muitas vezes a pessoa vira síndico profissional E aí tem que abrir uma empresa está começando a carreira o meio do síndico profissional seria importantíssimo. (Repórter) O síndico profissional é aquele contratado pelo condomínio para exercer a função e, portanto, não é morador do local. Segundo Melo, são 450 mil síndicos em todo o país. O presidente da Abrassp também sugeriu a criação, em 2020, de uma Frente Parlamentar em apoio aos síndicos do Brasil e convidou o senador Izalci para ser o presidente.

Ao vivo
00:0000:00