Especialistas defendem educação midiática no combate às fake news — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas defendem educação midiática no combate às fake news

Debatedores de audiência pública da Comissão de Educação defenderam a educação midiática nas escolas como um dos instrumentos de combate às fake news. Para o senador Flávio Arns (Rede-PR), é necessário dar estrutura às escolas para que a educação midiática possa ser feita com eficiência. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

Notícias relacionadas

Fake News é apenas um dos instrumentos de desinformação, apontam especialistas na CE

CMPI das Fake News recebe ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência

27/11/2019, 13h36 - ATUALIZADO EM 27/11/2019, 14h25
Duração de áudio: 01:58
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para tratar sobre
"A importância da educação para o combate à disseminação das Fake News".

Mesa:
presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco;
gerente-geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, João Alegria;
vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR);
coordenadora de Campanhas Avaaz, Laura Moraes;
coordenador-geral da Aliança Global em Mídia e Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Alexandre Le Voci Sayad.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NAS ESCOLAS PODE SER UMA FERRAMENTA NO COMBATE ÀS FAKE NEWS. LOC: O TEMA FOI TRATADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A educação midiática, voltada para uma análise crítica dos meios de comunicação, pode ser um dos caminhos para o combate às Fake News. A conclusão é de debatedores na Comissão de Educação do Senado. Alexandre Le Voci, representante da UNESCO, destacou que a comunicação científica vive uma época de descrença. Para ele, a escola pode contribuir para mudar esse cenário. (Alexandre Le Voci) A narrativa científica hoje vive um momento de crise e se a narrativa científica vive um momento de crise, a escola também vive, porque a escola tá aqui para defender o pilar científico, pelo menos uma escola que se diz laica Universal e para todos ela tem que garantir a ciência minimamente. (Repórter) Para João Alegria, da Fundação Roberto Marinho, uma nova habilidade deve ser priorizada na escola: a capacidade de “aprender a aprender”, realidade distante de muitos brasileiros. (João Alegria) E sem as habilidades de quem deveria ter aprendido a aprender, mas que não aprendeu. A habilidade de duvidar, de elaborar hipóteses, de investigar as coisas. (Repórter) Uma educação para a mídia deve envolver diversos processos, como ressalta Patrícia Blanco, Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta. (Patrícia Blanco) O que a gente espera do aluno educado midiaticamente: que ele saiba analisar, que ele saiba a compreender, que ele saiba acessar, que ele saiba aplicar esse conhecimento no seu dia a dia, e que saiba criar. (Repórter) O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, afirmou que o tema é importante e que é preciso dar estrutura às escolas. (Flávio Arns) A gente sempre lembrar que tá falando de mídia, mas também temos um percentual grande de escolas, que não tem água encanada, percentual grande que não tem energia elétrica, não tem internet, não tem 60% não tem biblioteca a gente tem que ter o que foi dita escola de qualidade né (Repórter) De acordo com pesquisa da plataforma Avaaz, 62% dos brasileiros já acreditaram em uma notícia falsa.

Ao vivo
00:0000:00