Jovens senadores 2019 tomam posse em Brasília — Rádio Senado
Jovem Senador

Jovens senadores 2019 tomam posse em Brasília

Os 27 estudantes dos estados e do DF ganhadores do concurso para participar do Programa Jovem Senador 2019 tomaram posse no plenário do Senado nesta terça-feira (26). Os novos Jovens Senadores vão vivenciar o trabalho dos senadores por quatro dias.  Confira a reportagem de José Odeveza, da Rádio Senado.  

26/11/2019, 14h11 - ATUALIZADO EM 26/11/2019, 16h53
Duração de áudio: 02:06
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a dar posse aos 27 participantes da 8ª edição do Projeto Jovem Senador. Os alunos cursam o ensino médio de escolas públicas, e cada um representa uma unidade da federação em um mandato simulado de quatro dias. 

A legislatura dos jovens senadores começa com a solenidade de posse e a eleição da Mesa Jovem, e vai até a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal.

Participam:
Bruna Luiza Souza Silva (AC);
1º colocado, Pedro Henrique de Araujo Silva (AL);
Caroline Silva Ribeiro (AP);
Giovanna Moura Sotelo (AM);
Elber Souza Almeida (BA);
2º colocado, Alan Alves Henrique Ferreira (CE);
Suzanny Dias Kuhlmann (DF);
3ª colocada, Sanna Abigail de Jesus Mello (ES);
Jamily Kelly A. Souza Silva (GO);
Cibele Loiola Coelho Dias (MA);
Camila Antunes Simoni (MT);
Yasmin Stefany Jesus de Souza (MS);
Igor Camilo Ferreira (MG);
Breno Sanches Viana (PA);
Maria Adellaide Maciel Campos (PB);
João Joel de Oliveira Junior (PR);
Monaísa Laís de Sá Souza (PE);
Yasmin de Carvalho Leal (PI);
Julio Cesar Marques de Oliveira (RJ);
Laila Cristina de Paiva Soares (RN);
Isabela Pradebon da Silva (RS);
Nayara de Oliveira Silva (RO);
Matheus Barbosa Alves (RR);
Thalita Pacher (SC);
Camila Folieni (SP);
Vivian Gabrieli Silva dos Santos (SE);
Elda Chaves de Macedo (TO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: VENCEDORES DO CONCURSO JOVEM SENADOR 2019 TOMAM POSSE NO PLENÁRIO DO SENADO EM BRASÍLIA LOC: OS 27 ESTUDANTES DOS ESTADOS E DO Distrito federal VÃO VIVENCIAR O TRABALHO DOS SENADORES POR QUATRO DIAS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Todos os anos, 27 estudantes, um de cada estado e do Distrito Federal, são selecionados, a partir de um concurso de redação, para serem Jovens Senadores. Os vencedores desta edição escreveram sobre o papel do cidadão na execução do orçamento público. Na sessão de posse, nesta terça-feira, o senador Irajá, do PSD do Tocantins, presidente do Conselho do Programa Jovem Senador, parabenizou os estudantes e relembrou a importância da educação na vida das pessoas e da necessidade de maior participação e engajamento do jovem na política. (Irajá) Muitas pessoas criticam, falam que é caro investir na educação, mas experimente a ignorância, que é certamente muito mais cara do que o investimento na educação. Então eu acho que essa é uma oportunidade de nós refletirmos sobre a importância da educação em nossas vidas. Então gostaria de agradecer a cada um de vocês que saíram lá da sua cidade, no interior de cada estado, deixando as suas obrigações, seus afazeres, a sua família e vieram passar esses dias aqui conosco. (Repórter) O Jovem Senador do estado de Alagoas, Pedro Henrique de Araújo, primeiro lugar nesta edição, chamou a atenção em seu texto para a necessidade do Governo garantir condições educacionais para que a população possa conhecer e participar mais ativamente do processo de construção e fiscalização do orçamento público. (Pedro Henrique de Araújo). O orçamento público no Brasil, por ser complexo e desconhecido por grande parte da população constitui um verdadeiro desafio para muitos cidadãos que se encontram excluídos de um processo democrático, porque não conseguem acompanhar o que desconhecem em virtude da pouca escolaridade ou da falta de conhecimento político. Neste contexto é necessário que se criem condições de o povo compreender, participar e fiscalizar tal documento. (Repórter) Os 27 estudantes dos estados e do DF vão vivenciar o trabalho dos senadores por quatro dias. Acompanhe todos os detalhes do programa Jovem Senador no site www.senado.leg.br/jovemsenador. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00