Senadores podem votar projeto alternativo para prisão em 2ª instância — Rádio Senado
Comissões

Senadores podem votar projeto alternativo para prisão em 2ª instância

A Comissão de Constituição e Justiça deve votar nesta quarta-feira um projeto de lei que altera o Código de Processo Penal para possibilitar a prisão em segunda instância. De acordo com a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), a PEC do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) demoraria muito para ser votada. Mas o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), ponderou que o projeto também é inconstitucional. Se aprovada pela CCJ, a proposta poderá ser votada no mesmo dia pelo Plenário. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

20/11/2019, 00h02 - ATUALIZADO EM 20/11/2019, 00h02
Duração de áudio: 02:09
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 30 itens. Entre eles, a PEC Paralela da Previdência (PEC 133/2019).

À bancada:
senador Esperidião Amin (PP-SC);
senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR); 
enador Eduardo Braga (MDB-AM);
senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); 
senador Paulo Paim (PT-RS).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA UM PROJETO DE LEI PARA PERMITIR A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. LOC: SENADORES DESISTIRAM DE UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO PELA DEMORA DA VOTAÇÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, anunciou a retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição que previa a prisão em segunda instância. Segundo ela, diversas lideranças ponderaram que uma alteração no Código de Processo Penal vai possibilitar o cumprimento da pena após decisão colegiada de uma forma mais rápida, bem diferente de uma Proposta de Emenda à Constituição. Simone Tebet destacou ainda que o projeto a ser votado atende à recomendação do próprio Supremo Tribunal Federal. (Simone) Vem na esteira da sugestão do presidente do Supremo Tribunal Federal, que é o voto de minerva que deu 6 a 5 contra a prisão em segunda instância e acatando a sugestão dele. Agora se for judicializado, daria 6 a 5 favorável à prisão em segunda instância porque nós estamos fazendo exatamente o que o presidente do Supremo sugeriu: altere-se o Código de Processo Penal para estabelecer a pena em Segunda instância de forma provisória. REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, avisou que não há consenso sobre a votação do projeto ao destacar que a prisão em segunda instância é inconstitucional. (H.Costa) O problema permanece o mesmo. Esse projeto de lei nega a decisão foi tomada pelo Supremo de que todo mundo é inocente até provar o contrário e que isso tem que ser posterior ao trânsito em julgado, ou seja, até que todos os recursos sejam julgados. REP: O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que uma vez aprovado na CCJ, o projeto da prisão em segunda instância poderá ser votado no mesmo dia pelo Plenário. (Davi) Queria um texto que fosse de consenso. Como houve consenso entre os senadores e o senador dono da PEC retirou, ela vai para o arquivo. E a gente vai botar um projeto de lei no Código Processo Penal. Pronto! REP: Segundo a proposta, o cumprimento da pena será imediato após condenação em segunda instância, salvo decisão em contrário do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal. Da Rádio Senado, Hérica Christian

Ao vivo
00:0000:00