Instalada subcomissão para tratar do desenvolvimento sustentável
Instalada a Subcomissão Brasil Século XXI (CMABSXXI), dentro da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), para criar propostas legislativas de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social, que representem um Novo Arranjo Verde para o Desenvolvimento Sustentável. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.
Transcrição
LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE TEM NOVA SUBCOMISSÃO PARA TRATAR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
LOC: O OBJETIVO É PLANEJAR POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS ESTRUTURAIS COMPATÍVEIS COM O CHAMADO ARRANJO VERDE. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: A nova subcomissão pretende construir propostas legislativas de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que representem um Novo Arranjo Verde para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecido como Big Push Ambiental, e que alavanquem investimentos nacionais e estrangeiros para produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades. Quem afirma é Jacques Wagner, do PT da Bahia.
(WAGNER) A ideia é a partir de todo um trabalho que está sendo feito no mundo inteiro sobre a questão do grande salto ou grande impulso de sustentabilidade, que é nós sairmos dessa falsa dicotomia entre desenvolvimento e sustentabilidade e buscarmos e mostrarmos como é possível, na verdade trabalhar com sustentabilidade social, ambiental e econômica, promovendo o desenvolvimento e a inclusão social.
Rep: E o senador já propõe um seminário marcado para o dia cinco de novembro com a presença de vários especialistas e estudiosos do tema como primeira tarefa da subcomissão. Ele ainda explica que a questão do desenvolvimento sustentável está na agenda de todos os países do mundo.
(WAGNER) Essa reflexão tem tomado conta de várias praças mundialmente e me pareceu bastante oportuno a gente fazer essa reflexão dentro da comissão de meio ambiente.
Rep: Por aclamação foram eleitos para presidente do colegiado o senador Jacques Wagner, e para vice, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia. O relator escolhido é Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte. A subcomissão Brasil Século XXI tem 90 dias de prazo para funcionamento e conta com a participação de seis senadores. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.