CRE aprova indicação de embaixadores para o Canadá, Sri Lanka e Cazaquistão — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova indicação de embaixadores para o Canadá, Sri Lanka e Cazaquistão

A Comissão de A Comissão de Relações Exteriores e defesa Nacional (CRE) aprovou as indicações do presidente da República para as embaixadas do Brasil no Canadá, no Sri Lanka e no Cazaquistão. Pedro Henrique Lopes Borio foi aprovado para a embaixada no Canadá. Os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR) e Antonio Anastasia (PSDB-MG) defenderam parcerias com o Canadá na área de mineração. A CRE também aprovou os diplomatas Sergio Luiz Canaes, para o Sri Lanka e a República das Maldivas, e Rubem Antonio Correa Barbosa para o Cazaquistão e, cumulativamente, a República Quirguiz e o Turcomenistão. As indicações seguem para análise no Plenário. Reportagem, Iara Farias Borges.

 

Veja a íntegra da sabatina aqui.

24/10/2019, 13h36 - ATUALIZADO EM 24/10/2019, 13h40
Duração de áudio: 01:58
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Sri Lanka, Cazaquistão e Canadá.

Mesa:
indicado para o cargo de embaixador do Brasil no Cazaquistão, Rubem Antonio Correa Barbosa;
ndicado para embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Henrique Lopes;   
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
indicado para o cargo de embaixador do Brasil no Sri Lanka, Sergio Luiz Canaes.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU A INDICAÇÃO DE TRÊS DIPLOMATAS PARA OCUPAREM O CARGO DE EMBAIXADORES NO EXTERIOR. LOC: PEDRO BORIO NO CANADÁ, SÉRGIO CANAES NO SRI LANKA E ANTONIO BARBOSA NO CAZAQUISTÃO. AS INDICAÇÕES SEGUEM PARA APROVAÇÃO EM PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Indicado para a embaixada no Canadá, o diplomata Pedro Henrique Lopes Borio já foi embaixador no Sri Lanka e cônsul-geral em San Francisco, nos Estados Unidos. Também foi assessor e chefe de gabinete do Departamento Ásia e Oceania do Itamaraty e diretor do Departamento de Macroestratégias da Subsecretaria de Planejamento da Presidência da República. Pedro Borio declarou que pode aumentar o comércio do Brasil com o Canadá, hoje em torno de seis bilhões de dólares por ano. ( Pedro Borio) “Eu acho que poderíamos ter um comércio muito maior com o Canadá, temos que pensar com grande ambição. Nós temos terreno para melhorar em muita coisa. Podemos nos inspirar, talvez, no criador de Brasília, tentar fazer em 5 anos 50, dar um grande salto nessas relações, não acho que seja, de maneira nenhuma, exagerado”. (Repórter) Grande minerador, o Canadá poderá contribuir com o Brasil nessa área, disse o senador Antonio Anastasia, do PSDB mineiro. ( Antonio Anastasia) “O Canadá tem um estágio de mineração muito avançado. E também sofreu com barragens e avançou positivamente. Tem de ficar o que é possível para nós conseguirmos aprender com as alternativas canadenses. Então, acho que é um ponto de convergência muito grande”. (Repórter) Tem a mesma opinião, o relator, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima. (Chico Rodrigues) “Que Vossa Excelência pudesse fazer esse link com as grandes empresas canadenses. A Amazônia espera ansiosa por uma exploração racional. Obviamente, o Brasil que tem uma das maiores reservas minerais do planeta possa entrar no mercado global de uma forma muito sólida”. (Repórter) A CRE também aprovou o diplomata Sérgio Luiz Canaes para as embaixadas no Sri Lanka e na República das Maldivas. E o diplomata Antonio Correa Barbosa para o Cazaquistão, cumulativamente com a República Quirguiz e o Turcomenistão. As indicações, agora, serão analisadas no Plenário. - MSF 61/2019 - MSF 63/2019 - MSF 73/2019

Ao vivo
00:0000:00