Novo líder do governo no Congresso promete diálogo
O novo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB/TO), disse que a atuação dele terá como foco o diálogo. O senador espera acelerar a aprovação de matérias consideradas importantes pelo governo, como a discussão da reforma tributária e da reforma administrativa, além da conclusão da reforma da Previdência. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: O NOVO LÍDER DO GOVERNO NO CONGRESSO, SENADOR EDUARDO GOMES, DO MDB DO TOCANTINS, DISSE QUE A ATUAÇÃO DELE TERÁ COMO FOCO O DIÁLOGO.
LOC: ELE ESPERA ACELERAR A APROVAÇÃO DE MATÉRIAS CONSIDERADAS IMPORTANTES PELO GOVERNO, COMO A DISCUSSÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA E DA REFORMA ADMINISTRATIVA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
(Repórter) A mudança do líder do governo no Congresso foi formalizada pelo presidente Jair Bolsonaro em mensagem enviada ao Legislativo. Eduardo Gomes, que já era vice-líder do governo no Senado, disse que assume o cargo com o compromisso do diálogo:
(Eduardo Gomes) Com muita serenidade, focado no diálogo e no trabalho junto aos parlamentares e tenho certeza de que com muita serenidade, com dedicação e diálogo a gente consegue a aprovação das matérias de interesse do governo ainda esse ano, matérias importantes como a reforma da previdência, a discussão sobre a reforma tributária. Então, eu estou muito confiante e me preparando aí para um grande trabalho.
(Repórter) O novo líder do governo no Congresso declarou que além das reformas da previdência e tributária vai trabalhar para acelerar a discussão de outras propostas defendidas pelo Palácio do Planalto, como a reforma administrativa e as mudanças na regra de Ouro, que proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes, como salários e aposentadorias. Eduardo Gomes enfatizou ainda que a indicação dele não significa que o MDB passará a fazer parte da base de apoio do presidente Bolsonaro, mas destacou a importância do MDB para a governabilidade:
( Eduardo Gomes) O partido se consolida como um partido de políticas públicas fortes. Agora com relação à aproximação, às decisões do partido, todas serão tomadas no âmbito do partido com os governadores, prefeitos de capital, os líderes do partido, enfim, nisso a gente está submetido à deliberação do partido que ainda não ocorreu, que vai ocorrer no momento adequado. Mas é importante, é um partido importante. É a maior bancada do Senado e uma das maiores bancadas da Câmara.
(Repórter) Eduardo Gomes substitui a deputada Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, que estava no cargo desde o início do governo.