Frente parlamentar lança cartilha com alternativas para reforma Administrativa — Rádio Senado

Frente parlamentar lança cartilha com alternativas para reforma Administrativa

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público lançou uma cartilha em defesa do funcionalismo na Comissão de Direitos Humanos do Senado. A publicação apresenta mitos sobre o serviço público e alternativas para a reforma administrativa proposta pelo governo. Para o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado federal Professor Israel (PV-DF), o governo tenta transformar o servidor público em inimigo da população. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

17/10/2019, 17h55 - ATUALIZADO EM 17/10/2019, 17h55
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião de trabalho para lançamento da cartilha: "Reforma administrativa do Governo Federal - Contornos, mitos e alternativas".

Cartilha sobre a bancada.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO LANÇA CARTILHA EM DEFESA DO FUNCIONALISMO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO LOC: A PUBLICAÇÃO APRESENTA MITOS SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO E ALTERNATIVAS PARA A REFORMA ADMINISTRATIVA PROPOSTA PELO GOVERNO. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público lançou a cartilha “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”. A publicação aponta o que considera equívocos na proposta de Reforma Administrativa anunciada pelo governo e que será apresentada após a aprovação da Reforma da Previdência. O texto propõe alterações nas carreiras de servidores federais e deve abordar pontos como a estabilidade, redução dos salários e a possibilidade de demissão por desempenho. Durante audiência pública sobre o assunto na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o deputado federal Professor Israel, do PV do Distrito Federal, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Funcionalismo, afirmou que a ideia do governo é desacreditar o funcionalismo perante a opinião pública. (Professor Israel) Esse é o momento para que a gente entenda que o jogo do governo é o jogo de mobilização da opinião pública, que a opinião pública se mobiliza a partir da criação de grandes inimigos comuns, que o inimigo comum da vez é o servidor que vai ser demonizado, que eles vão transformar as exceções nas regras, vão pegar o caso do juiz do interior de não sei onde que por algum motivo recebeu a mais e vão dizer que essa é a regra do serviço público. (REP) Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a população é quem mais perde com as mudanças propostas pela Reforma, que afetarão os serviços prestados ao cidadão. (Paulo Paim) Se você desqualifica o serviço público – por exemplo diminuindo a jornada, o atendimento ao público vai ter menos horas de atendimentos, vai diminuir o salário, e ao mesmo tempo já falam em demissão – isso sem sombra de dúvida prejudica a população e também a qualidade do trabalho que vai resultar em prejuízo para os trabalhadores dessa área que não terão mais nenhum tipo de estímulo a fazer um serviço de alto nível como merece o povo brasileiro. (REP) De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério da Economia, o número de servidores públicos federais na ativa em 2018 era de mais de 630 mil. Com supervisão de Mauricio de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00