Senado homenageia maranhense especialista em fitoterapia — Rádio Senado
Sessão Especial

Senado homenageia maranhense especialista em fitoterapia

O Senado Federal fez uma sessão especial para homenagear Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo pelos relevantes serviços prestados à ciência e à população carente maranhense. A professora, especializada em fitoterapia, se dedica à flora medicinal há 55 anos. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

23/09/2019, 18h40 - ATUALIZADO EM 23/09/2019, 18h51
Duração de áudio: 01:51
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear a professora de fitoterapia Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo, pelos memoráveis e relevantes serviços prestados à ciência e à população carente maranhense. 

Mesa: 
homenageada, professora Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo; 
presidente e requerente desta sessão de homenagem, senador Weverton (PDT-MA); 
deputado Gil Cutrim (PDT-MA).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO FAZ SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR TEREZINHA DE JESUS ALMEIDA DA SILVA RÊGO. LOC: A PROFESSORA SE DEDICA À FLORA MEDICINAL MARANHENSE HÁ 55 ANOS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo tem 86 anos e atualmente é coordenadora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão, além de farmacêutica e fisioterapeuta. Responsável pela criação do Projeto Farmácia Viva, com o cultivo, a conservação e a utilização de plantas medicinais, ela encontrou em ervas princípios ativos para combater a sinusite e outras doenças e cuida da população carente do estado com xaropes e tinturas fitoterápicas. Para o senador Weverton, do PDT do Maranhão, reconhecer o trabalho da professora é um dever de consciência de todo maranhense já que várias gerações cresceram admirando e usufruindo do trabalho dela. (WEVERTON) Seu trabalho cruzou fronteiras e alcançou respeito nacional e internacional, mas é no Maranhão onde ainda é grande a luta para reduzir as diferenças sociais que se faz sentir toda a força da defesa de um projeto de cura pelas plantas. As hortas medicinais comunitárias salvam vidas e garantem a cura para pessoas que teriam dificuldade de acesso a caros medicamentos alopáticos. Rep: Em nome da mãe, Tânia Rêgo, dedicou a homenagem aos alunos e pesquisadores que continuam com os estudos das plantas. (TÂNIA) Sempre busquei valorizar a flora do meu estado e divulgar sua potencialidade para o Brasil e para o mundo. Cumpri meu caminho na universidade federal do maranhão buscando contribuir para a formação de novos profissionais e para o desenvolvimento de uma cidadania plena com mais justiça social, favorecendo acesso principalmente das comunidades mais carentes aos tratamentos fitoterápicos. Rep: O Brasil possui hoje mais de 55 mil espécies de plantas catalogadas, uma das maiores variedades genéticas vegetais do mundo, mas uma riqueza pouco explorada pelo país. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00