Comissão de Infraestrutura debate redução das tarifas de transporte público
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debateu em audiência pública alternativas para redução no preço da tarifa do transporte público coletivo urbano. Os convidados defenderam mais investimento no setor. O incentivo ao uso de automóvel individual, o que diminui o número de usuários de transporte coletivo, faz com que aumentem os preços das passagens, disse o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho. O grande número de carros nas cidades aumenta a poluição e causa problemas de saúde à população, observou o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo. Na avaliação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), é preciso encontrar alternativas para melhorar o transporte coletivo do país. Reportagem, Iara Farias Borges.
Transcrição
LOC: A REDUÇÃO DO PREÇO DAS PASSAGENS URBANAS DEPENDE DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO.
LOC: ESSA É A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
(Repórter) Desde a Constituição de 1988, o transporte público enfrenta crises por falta de investimentos no setor. A diminuição da demanda devido ao incentivo ao uso do automóvel individual gera aumento das passagens, disse o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio da Cunha Filho.
(Otávio da Cunha Filho) “Esse é um quadro que explica o porquê da crise que nós estamos passando. Deixou-se de fazer investimento no transporte público no Brasil. Eu acho que nós precisamos colocar nas agendas dos governos a questão da mobilidade urbana, que está totalmente abandonada”.
(Repórter) Em média, mais de onze por cento da renda das pessoas é comprometida com transporte e nas classes menos favorecidas esse percentual é muito maior, informou o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo. Investir em transporte coletivo vai melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, disse ele.
(Jean Pejo) “É muito importante que a gente enxergue que o sistema de mobilidade é um fator de desenvolvimento social, o que reforça a obrigação de todos nós, de toda a sociedade, de encontrar os caminhos para que a gente tenha uma condição de mobilidade melhor”.
(Repórter) Pejo ainda ressaltou que o transporte individual gasta mais energia que o público, piora a qualidade de vida das cidades, diminui a demanda, o que gera queda na arrecadação e aumento de tarifas. Além disso, informou, causa poluição e, consequentemente, doenças. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, defendeu a busca de alternativas para melhorar o transporte público do país.
(Nelsinho Trad) “Dar ao transporte público uma melhor condição para que o cidadão se sinta valorizado, respeitado, e fazer com que se ache mecanismos para reduzir o preço dessa tarifa. A percepção que se tem é que sempre se dá o aumento, mas a qualidade do serviço não acompanha. Vamos buscar alternativas para virar esse jogo”.
(Repórter) Também participaram do debate representantes da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes; da Associação Nacional de Transportes Públicos; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; e da Casa Civil da Presidência da República.
- REQ 38/2019 - CI