CDH debate relação da reforma da Previdência com aumento da pobreza no Brasil — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate relação da reforma da Previdência com aumento da pobreza no Brasil

Em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debatedores destacam que aprovação da Reforma da Previdência (PEC 06/2019) vai aumentar a desigualdade social brasileira.

16/09/2019, 12h28 - ATUALIZADO EM 16/09/2019, 12h28
Duração de áudio: 01:49
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza  audiência pública interativa para tratar sobre "Previdência e Trabalho", com foco no aumento da pobreza. Entre os convidados estão representantes da Cáritas Brasileira; do Fórum de Economia Solidária do DF; e do Movimento de Pequenos Agricultores.\r\rMesa:\rassessora Nacional da Cáritas Brasileira, Marcela Vieira Gonçalves;\rrepresentante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Francisco Urbano Araújo Filho;\rcoordenador do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno (FESDFE), Marcelo Inácio de Sousa;\rpresidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);\rrepresentante da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Ronei Alves da Silva;\rrepresentante da Coletivo Intervozes, Maria Mello.\r\rFoto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: PARA OPOSITORES, A REFORMA DA PREVIDÊNCIA VAI AUMENTAR A DESIGUALDADE SOCIAL LOC: DEBATEDORES QUESTIONAM O DESTINO DO DINHEIRO ECONOMIZADO COM AS MUDANÇAS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Em audiência na Comissão de Direitos Humanos, foi discutida a relação da Reforma da Previdência com o aumento da pobreza no Brasil. O coordenador do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno, Marcelo Souza, disse que faltam explicações do governo sobre como o dinheiro economizado com a Reforma da Previdência vai ser utilizado para a geração de empregos e a melhora de serviços básicos prestados à população. (Marcelo Inácio) Também acredito fortemente que isso vai aumentar a miséria e não tem nenhuma relação com a geração de empregos. Pelo contrário, parece que a gente aprofunda o que seria uma linha muito clara de desigualdades. Até agora os argumentos apresentados não enfatizam realmente qual é a solução pós economia, já que, é o grande argumento da Reforma. (Repórter) Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a proposta inicial não pode ser votada até que todas mudanças estejam claras. (Paulo Paim) Essa é a reforma mais cruel de todos os tempos e que me pergunto: mas como é que não há quase debate no plenário? Eu cheguei a dizer que a maioria dos senadores e deputados não conhecem o texto, e não tem como debater um texto que eles não conhecem. Mas aí o repórter me diz - Então não deveriam votar! Eu disse esse é o meu entendimento. (Repórter) O senador Fabiano Contarato, da Rede sustentabilidade do Espirito Santo, insistiu em dizer que a Reforma vai impactar apenas na vida das pessoas mais pobres. (Fabiano Contarato) E isso que o poder Executivo está fazendo essa Reforma da Previdência é uma violência que vai doer muito. Mas vai doer em uma camada, uma camada que menos ganha, uma camada que menos têm oportunidade de trabalho e que tem menos tem oportunidade de educação pública de qualidade. (Repórter) A Reforma da Previdência deverá ser votada em primeiro turno no dia 24 de setembro.

Ao vivo
00:0000:00