Ícone espírita, Bezerra de Menezes é homenageado no Senado
O Plenário do Senado prestou homenagem nesta quinta-feira (29) a Bezerra de Menezes. Conhecido como “médico dos pobres”, foi uma das figuras mais respeitadas da doutrina espírita. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO PRESTOU NESTA QUINTA-FEIRA UMA HOMENAGEM A ADOLFO BEZERRA DE MENEZES.
LOC: CONHECIDO COMO “MÉDICO DOS POBRES”, BEZERRA DE MENEZES É UMA DAS FIGURAS MAIS RESPEITADAS DA DOUTRINA ESPÍRITA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
TÉC: O cearense Adolfo Bezerra de Menezes nasceu em 29 de agosto de 1931, no Ceará. Médico, militar, político e um dos grandes divulgadores da doutrina espírita, Bezerra de Menezes ficou conhecido como “o médico dos pobres”, por atender de graça pessoas necessitas que não podiam pagar pelas consultas. Como deputado, foi pioneiro na busca por regulamentar o trabalho doméstico e defensor do fim da escravidão, como lembrou o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará:
(GIRÃO) Um político libertário, um dos grandes responsáveis pela abolição da escravatura no Brasil, um político preocupado com o meio ambiente, naquela época já estava preocupado com a indústria do fumo, combatendo, com o empreendedorismo também.
(MAURÍCIO) O presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Nery, destacou que Bezerra de Menezes se declarou espírita assim que teve contato com o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec:
(JORGE GODINHO) E ele diz assim: “ ao longo do trajeto da minha leitura, eu fui tomando consciência achando que eu tinha nascido espírita. E como se diz vulgarmente, eu nasci espírita”.
(Maurício): Bezerra de Menezes é considerado um modelo para a doutrina espírita e tratado por muitos como o Kardec brasileiro. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.