Instalada comissão que vai investigar queimadas na Amazônia
A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, instalada nesta quarta-feira (28), vai centralizar os debates relacionados aos incêndios que atingem a Região Amazônica. Foram eleitos o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) para presidir o colegiado; o deputado Sérgio Souza, vice-presidente; e indicado para a relatoria o deputado Edilázio Júnior.
Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS É INSTALADA PARA CENTRALIZAR DEBATES SOBRE OS INCÊNDIOS QUE ATINGEM OS ESTADOS DA AMAZÔNIA.
LOC: SENADOR ZEQUINHA MARINHO É ELEITO PRESIDENTE DO COLEGIADO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: A Comissão Mista de Mudanças Climáticas também vai contar com a vice-presidência do deputado Sérgio Souza e com a relatoria do deputado Edilázio Júnior. O presidente da comissão, senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, disse que é preciso pensar primeiro na regularização fundiária da Amazônia.
(ZEQUINHA) A Amazônia não tem regularização fundiária. Os governos ainda não se debruçaram sobre isso. Terra sem dono todo mundo faz o que quer com ela, e aí acontecem naturalmente os crimes ambientais, o desmatamento ilegal, a queimada ilegal e assim sucessivamente.
Rep: Fabiano Contarato, da Rede sustentabilidade do Espírito Santo, pediu que a comissão tenha sensibilidade para tratar do tema ambiental.
(FABIANO) Tenhamos a sensibilidade, a serenidade, a sobriedade emocional e o compromisso para manter esse direito humano essencial, esse direito constitucional que é a preservação do meio ambiente.
Rep: A Comissão foi criada pela resolução 4 de 2008 do Congresso Nacional para acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.