Instalada comissão que vai investigar queimadas na Amazônia — Rádio Senado
Queimadas

Instalada comissão que vai investigar queimadas na Amazônia

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, instalada nesta quarta-feira (28), vai centralizar os debates relacionados aos incêndios que atingem a Região Amazônica. Foram eleitos o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) para presidir o colegiado; o deputado Sérgio Souza, vice-presidente; e indicado para a relatoria o deputado Edilázio Júnior.

28/08/2019, 18h48 - ATUALIZADO EM 28/08/2019, 18h56
Duração de áudio: 01:10
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião com  12 itens. Entre eles, o PLS 93/2018, que determina sistema de logística reversa para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos industrializados.

Painel exibe pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Bancada:
senador Styvenson Valentim (Podemos-RN); 
senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS É INSTALADA PARA CENTRALIZAR DEBATES SOBRE OS INCÊNDIOS QUE ATINGEM OS ESTADOS DA AMAZÔNIA. LOC: SENADOR ZEQUINHA MARINHO É ELEITO PRESIDENTE DO COLEGIADO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A Comissão Mista de Mudanças Climáticas também vai contar com a vice-presidência do deputado Sérgio Souza e com a relatoria do deputado Edilázio Júnior. O presidente da comissão, senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, disse que é preciso pensar primeiro na regularização fundiária da Amazônia. (ZEQUINHA) A Amazônia não tem regularização fundiária. Os governos ainda não se debruçaram sobre isso. Terra sem dono todo mundo faz o que quer com ela, e aí acontecem naturalmente os crimes ambientais, o desmatamento ilegal, a queimada ilegal e assim sucessivamente. Rep: Fabiano Contarato, da Rede sustentabilidade do Espírito Santo, pediu que a comissão tenha sensibilidade para tratar do tema ambiental. (FABIANO) Tenhamos a sensibilidade, a serenidade, a sobriedade emocional e o compromisso para manter esse direito humano essencial, esse direito constitucional que é a preservação do meio ambiente. Rep: A Comissão foi criada pela resolução 4 de 2008 do Congresso Nacional para acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00