Senado homenageia comunidade terapêutica para jovens dependentes químicos — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia comunidade terapêutica para jovens dependentes químicos

Senado homenageia a atuação da Fazenda Esperança, que há 35 anos ajuda na reabilitação de jovens dependentes químicos de todo o Brasil. Senadores destacaram a importância de organizações que auxiliam no combate ao uso das drogas.

12/08/2019, 14h20 - ATUALIZADO EM 12/08/2019, 14h20
Duração de áudio: 02:11
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança. 
 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO DESTACA PAPEL DA COMUNIDADE TERAPÊUTICA “FAZENDA ESPERANÇA” PARA JOVENS DEPENDENTES QUÍMICOS. LOC: ORGANIZAÇÃO ATUA HÁ 35 ANOS E POSSUI OITENTA E SEIS CASAS DE REABILITAÇÃO DISTRIBUÍDAS PELO BRASIL. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Vinculada à Igreja Católica, a Fazenda Esperança realiza o trabalho terapêutico com jovens dependentes químicos de todo o país. O tratamento utiliza processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos acolhidos. Os jovens ficam internados em casas em estados diferentes de ondem moravam. A organização atualmente acolhe três mil jovens e suas famílias. O senador Siqueira Campos, do Democratas de Tocantins, destacou que ações da organização são complementares à atuação do Estado na luta contra as drogas. (Siqueira Campos) Esse é um dos mais belos projetos sociais de amparo e de encaminhamento da juventude. Ao entrarem lá, entram com todas as precárias condições de vida devido à postura, ao abandono e tudo mais. Mas tomam o rumo certo! Cada um tem a responsabilidade grande de amparar de apoiar e de encaminhar os jovens desses países. (Repórter) O secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, ressaltou o papel das comunidades terapêuticas. (Quirino Cordeiro) Nesse novo cenário, de mudança de perspectiva do tratamento das pessoas com dependência química no Brasil, é que as comunidades terapêuticas têm o protagonismo ainda maior. São entidades que ao longo desses últimos 50 anos vêm trabalhando, no Brasil, para desenvolver atividades sérias, importantes de recuperação das pessoas. E isso o Governo Federal reconhece, agora, com a publicação da nova Política sobre Drogas e toda a sociedade também reconhece a importância dessas entidades. (Repórter) O Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança no Brasil, defendeu uma padronização das regras para a abertura das casas terapêuticas. (Frei Hans) Eu confesso gostaria de ainda abrir muitas outras. Essas 50 fazendas deveriam já funcionar, também sonho de uma fazenda em Brasília, já tem muitos anos estamos tentando. Mas a burocracia às vezes atrasa, mas o problema das drogas não atrasa, mas cresce muito rápido. (Repórter) A Sessão ainda recebeu vários jovens acolhidos pela instituição.

Ao vivo
00:0000:00