Ex-governador Siqueira Campos assume mandato no Senado — Rádio Senado
Suplência

Ex-governador Siqueira Campos assume mandato no Senado

O ex-governador Siqueira Campos (DEM-TO) assumiu nesta terça-feira (16) o mandato de senador. Ele é o primeiro suplente de Eduardo Gomes (MDB), que deixou o Senado para se juntar ao time de secretários do governo do Tocantins. Siqueira Campos é natural de Crato (CE) e tem 90 anos. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

16/07/2019, 15h52 - ATUALIZADO EM 16/07/2019, 19h39
Duração de áudio: 01:29
Plenário do Senado Federal durante sessão especial (transformada a partir da sessão não deliberativa) para homenagear a história e biografia de Siqueira Campos.

Em discurso, à tribuna, senador Siqueira Campos (DEM-TO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AOS 90 ANOS, EX-GOVERNADOR DO TOCANTINS, SIQUEIRA CAMPOS, ASSUME MANDATO NO SENADO. LOC: ELE É O PRIMEIRO SUPLENTE DE EDUARDO GOMES, DO MDB, QUE VAI COMANDAR A SECRETARIA DE ESTADO DA GOVERNADORIA DO TOCANTINS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) Siqueira Campos foi o primeiro governador do estado do Tocantins, cargo que exerceu por mais três vezes. A sessão especial foi presidida pelo senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, mesmo partido de Siqueira Campos, e contou com vários discursos de homenagens. O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a liderança de Siqueira Campos no processo de criação do estado: (Wanderlei Barbosa) Ninguém criou sozinho mesmo o Estado. Nós precisamos do Congresso Nacional. Nós precisamos do povo e da luta dos separatistas tocantinenses, mas nós tínhamos que ser liderados por alguém. E o Siqueira Campos, o nosso Deputado, à época, liderou esse grande movimento separatista. Ele lutou e conseguiu dar uma nova dimensão para o norte de Goiás, criando o nosso Tocantins. (Repórter) Ao tomar posse, Siqueira Campos defendeu a criação de mais estados. Segundo ele, o Brasil deveria ter pelo menos 40. Falou ainda sobre a necessidade de mecanismos de combate à corrupção: (Siqueira Campos) Nós precisamos superar essas dificuldades, esses sistemas que dão ensejo a tantos processos de corrupção, em que muitos têm milhões e milhões, vivendo uma vida nababesca, com barcos, com aviões, com apartamentos em Paris, com tantas coisas, e o pobre, que não tem o que comer. (Repórter) Siqueira Campos foi deputado Constituinte. Essa é a primeira vez que ele assume uma cadeira no Senado.

Ao vivo
00:0000:00