CRE debate programa Codesul Fronteiras para mapear violência contra as mulheres — Rádio Senado
Audiência pública

CRE debate programa Codesul Fronteiras para mapear violência contra as mulheres

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) promoveu uma audiência pública para apresentar e debater o projeto CODESUL fronteiras, que tem o objetivo de mapear e identificar todo e qualquer tipo de violência contra mulheres e meninas nas fronteiras dos estados-membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) comentou que as regiões de fronteiras precisam crescer economicamente e sair do isolamento, que favorece a violência contra as mulheres e também idosos e indígenas.
11/07/2019, 19h47 - ATUALIZADO EM 11/07/2019, 19h47
Duração de áudio: 02:17
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública interativa para apresentar projeto do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), para mapeamento e diagnóstico de todo o tipo de violência que acomete as mulheres nas regiões fronteiriças dos estados-membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.\r\rMesa:\rsecretária-adjunta da Secretaria Especial de Cidadania do Governo do estado de Mato Grosso do Sul, Maria Thereza Trad;\rvice-governadora do estado de Santa Catarina e membro titular da Comissão Permanente de Políticas para Mulheres do Codesul, Daniela Cristina Reinehr;\rpresidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS);\rsecretária especial de Cidadania do estado do Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja;\rdelegada de polícia, Patrícia Maria Zimmermann D'Ávila.\r\rFoto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA O PROJETO CODESUL FRONTEIRAS. LOC: A IDEIA É MAPEAR A VIOLÊNCIA CONTRAS AS MULHERES NA FRONTEIRA DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL E DE MATO GROSSO DO SUL. REPORTAGEM DE LÍVIA TORRES: TÉC: O projeto CODESUL fronteiras, apresentado em audiência pública no Senado, tem o objetivo de mapear e identificar todo e qualquer tipo de violência contra mulheres e meninas em regiões fronteiriças. O programa abrange as fronteiras dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que são membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. A representante do governo de Mato Grosso do Sul e da comissão de políticas para mulheres do CODESUL, Luciana Azambuja, comentou a necessidade de o programa abranger as fronteiras, pois essas regiões seguem na contramão de outras áreas que têm conseguido reduzir os índices de violência sexual e morte de mulheres. (Luciana Azambuja): “Um aumento dos casos de estupro, de crimes sexuais, enquanto no estado de Mato Grosso nós reduzimos 11%. Nessa linha de fronteira, desses 18 municípios aumento 8%. Nós tivemos, do ano passado para esse primeiro semestre um aumento muito grande dos casos de feminicídio. E quando nós falamos de porquê atuar exatamente na fronteira, são essas as razões que nos motivam” (Repórter): O senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, lembrou que esses locais ainda são muito isolados, favorecendo a criminalidade contra mulheres e outros segmentos mais frágeis da sociedade. (Márcio Bittar): “Quanto mais a gente deixa essas regiões isoladas. Falta de economia, falta de ligação, estradas, ramais, segurança pública, integração nessa região mais categorias vulneráveis são mais atingidas. Além das mulheres que são mais fortemente atingidas, pode colocar nessa conta os idosos, os ribeirinhos, os índios, os extrativistas.” (Repórter): Patrícia D’Ávila, delegada de polícia, destacou que a cultura do machismo é o principal motivador para os casos de feminicídio: (Patrícia D’Ávila): “Não é a impunidade a mola propulsor desse crime. O que nós vemos é a questão do ódio, a questão do rancor, a questão da cultura do machismo e aqui a questão da propriedade daquele homem” (Repórter): Representantes do Uruguai, Paraguai e Bolívia, países que fazem fronteira os com estados brasileiros do CODESUL, acompanharam a reunião e falaram sobre as medidas para combater a violência em seus territórios. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00