CRA aprova projeto que pode facilitar o acesso a informações sobre defesa agropecuária — Rádio Senado
CRA

CRA aprova projeto que pode facilitar o acesso a informações sobre defesa agropecuária

A Comissão de Agricultura aprovou o PL 2993/2019, do senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, que pode dar mais transparência e publicidade às normas sobre defesa agropecuária no Brasil. De acordo com o autor, são mais de dez mil atos normativos sobre o tema e é preciso facilitar o acesso do cidadão a essa legislação. A reportagem é de Marcela Diniz.

10/07/2019, 16h35 - ATUALIZADO EM 10/07/2019, 16h55
Duração de áudio: 01:24
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião deliberativa com 08 itens. Entre eles, o PL 2993/2019, que estabelece requisitos mínimos de transparência ativa na administração pública federal em matérias relacionadas à defesa agropecuária. 

À mesa, presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: NORMAS SOBRE DEFESA AGROPECUÁRIA DEVEM SER DISPONIBILIZADAS PELO GOVERNO DE FORMA MAIS CLARA E ACESSÍVEL. LOC: É O QUE DIZ UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) Com a intenção de dar mais transparência aos atos normativos sobre a defesa agropecuária no Brasil e adequá-los à Lei de Acesso à Informação, o projeto do senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, exige que o poder público amplie a publicidade sobre portarias e outras normas que tratem do tema e facilite o acesso do público a esses documentos. O relatório do senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, foi defendido na Comissão de Agricultura pelo senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso. Fagundes destacou a estimativa de que há cerca de dez mil atos normativos sobre defesa agropecuária e que simplesmente botar essa informação na internet, sem facilitar o acesso de alguma maneira, como separar documentos por área temática, por exemplo, não colabora para a transparência dessas informações: (Wellington Fagundes) Mais de dez mil atos normativos vigentes relacionados à defesa agropecuária, entre leis, decretos, portarias, instruções normativas, resoluções e outros instrumentos, sendo impossível a um cidadão que deseje, por exemplo, abrir um estabelecimento que industrialize produtos de origem animal, conhecer toda a legislação aplicável a seu ramo de atividade. (Repórter) Quem dará a palavra final do Senado sobre esse projeto será a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. PL 2993/2019

Ao vivo
00:0000:00