Senado reconhece que posse de arma em área rural vale para toda a propriedade — Rádio Senado
Comissões

Senado reconhece que posse de arma em área rural vale para toda a propriedade

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o  projeto de lei (PL 3715/2019) que reconhece que posse de arma em área rural deve valer para toda a propriedade. A regra hoje fala apenas em interior da residência ou local de trabalho. O autor da proposta, senador Marcos Rogério (DEM-RO), diz que não tem sentido autorizar a posse em imóvel rural apenas na sede da fazenda. O texto havia sido aprovado horas antes na Comissão de Constituição e Justiça. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

Notícias relacionadas

Rede vai ao Supremo contra novos decretos de Bolsonaro sobre armas

26/06/2019, 16h16 - ATUALIZADO EM 26/06/2019, 21h44
Duração de áudio: 01:02
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 26 itens. Entre eles, o PLC 27/2017, projeto de lei de iniciativa popular conhecido como “Dez medidas contra a corrupção”, que prevê também a criminalização do abuso de autoridade cometido por magistrados e membros do Ministério Público.

Mesa:
senadora Rose de Freitas (Podemos-ES); 
senador Eduardo Girão (Podemos-CE);
presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS);
senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU PROJETO QUE RECONHECE QUE POSSE DE ARMA EM ÁREA RURAL DEVE VALER PARA TODA A PROPRIEDADE. LOC: A REGRA HOJE FALA APENAS EM INTERIOR DA RESIDÊNCIA OU LOCAL DE TRABALHO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: O Estatuto do Desarmamento autoriza a posse de armas exclusivamente no interior da residência ou local de trabalho. A proposta apenas esclarece que, no caso de imóvel rural, a posse deve ser estendida à toda a propriedade, e não apenas à sede da fazenda, como explicou o autor, senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia. (Marcos Rogério): O que que nós estamos fazendo? Alargando essa posse para toda a extensão da propriedade rural. Por que não tem sentido se a arma é para defesa pessoal e da propriedade como é que você vai fazer a defesa da propriedade com a arma presa dentro de casa? Não dá para você ter essa compreensão, não dá para você ser tão restritivo a esse ponto. (Repórter): Vários senadores destacaram que mudanças relativas a posse ou porte de armas devem vir na forma de projetos de lei, e não decretos presidenciais. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. PL 3715/2019

Ao vivo
00:0000:00