Ministro dos Transportes anuncia investimentos em ferrovias Norte/Sul e Transnordestina — Rádio Senado
Audiência pública

Ministro dos Transportes anuncia investimentos em ferrovias Norte/Sul e Transnordestina

Em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou a retomada de obras nas ferrovias Transnordestina e Norte/Sul. Tarcísio de Freitas ainda comentou os prazos para a conclusão do contorno da grande Florianópolis e da BR 381. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

25/06/2019, 13h55 - ATUALIZADO EM 25/06/2019, 14h24
Duração de áudio: 02:20
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa, com o ministro da Infraestrutura, para apresentar prioridades da pasta e debater modernização e expansão do sistema ferroviário brasileiro. 

À mesa, em pronunciamento, ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, O MINISTRO DA INFRAESTRUTURA ANUNCIOU A RETOMADA DE OBRAS NAS FERROVIAS TRANSNORDESTINA E NORTE/SUL. LOC: O REPRESENTANTE DO GOVERNO TAMBÉM COMENTOU SOBRE OS PRAZOS PARA A CONCLUSÃO DE OBRAS NO CONTORNO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS E NA BR 381. OUÇA MAIS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. (Repórter) O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou para agosto o início das obras na ferrovia Norte/Sul, que liga 10 estados. (TARCÍSIO) Nós tivemos a Rumo vencendo este Leilão e o que a gente pode esperar a partir da assinatura do contrato que vai ser em agosto vai ser já o movimento aí o início de operação imediata na direção Norte na direção do porto de Itaqui no prazo de um ano e meio os investimentos vão ser feitos vão ser praticamente 3 bilhões de reais de investimento deixando essa linha operacional no sentido de Santos. (Repórter) Segundo o ministro, as obras da ferrovia Transnordestina serão retomadas com investimentos de mais 257 milhões de reais da própria concessionária. (Tarcísio Gomes de Freitas) Houve acordo e a ideia que a empresa inicie mobilização de imediato para retomada da obra da Transnordestina. E aí a partir do ano que vem a gente caminha com as aprovações de projetos ainda pendentes e o que liberaria no TCU utilização dos recursos disponíveis nos fundos para essa obra. (Repórter) O ministro ainda informou a retomada de obras na BR 156, localizada no Amapá, na BR 381, com investimentos que podem chegar a 9,1 bilhões de reais e na BR 153, entre Goiás e Tocantins, com aportes de quase 8 bilhões de reais. Tarcísio de Freitas ainda disse que a mineradora Vale teve todas as concessões de ferrovias renovadas com a contrapartida de construir uma na região Centro-Oeste, que ficará para a União num primeiro momento e depois será privatizada. O senador Esperidião Amim, do PP de Santa Catarina, cobrou o cronograma das obras do contorno viário de Florianópolis que, segundo o ministro, serão concluídas em 2022. O senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, defendeu o início das obras da BR 381. Já a senadora Kátia Abreu, do PDT de Tocantins, criticou a renovação de contratos com concessionárias que mantêm obras paralisadas em ferrovias. (Kátia Abreu) Como uma empresa pode entrar no edital, ganhar um trecho novo, prorrogar os seus contratos antigos, devendo e litigando com a União e descumprindo os contratos com relação ao funcionamento das ferrovias paralisadas? (Repórter) Segundo o ministro, os novos contratos obrigam as empresas a cumprir novas contrapartidas que favoreçam a malha viária e o país.

Ao vivo
00:0000:00