Rogério Marinho diz esperar que Congresso inclua novamente Estados e municípios na Reforma da Previdência — Rádio Senado
Audiência pública

Rogério Marinho diz esperar que Congresso inclua novamente Estados e municípios na Reforma da Previdência

Em audiência da Comissão de Assuntos Sociais, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, evitou fazer críticas às mudanças feitas pelo relator da Comissão Mista, o deputado Samuel Moreira, na PEC 6/2019. Marinho espera, no entanto, que o Congresso reconsidere a volta de Estados e municípios à Reforma. Já para o senador Paulo Paim (PT-RS), as mudanças foram avanços. A reportagem é de Marcela Diniz.

19/06/2019, 14h34 - ATUALIZADO EM 19/06/2019, 14h46
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública com o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para debater reforma da Previdência.

Mesa:
secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho - em pronunciamento;
presidente eventual da CAS, senador Paulo Paim (PT-RS) .

Foto: Jane de Araújo /Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SECRETÁRIO DA PREVIDÊNCIA EVITOU FAZER CRÍTICAS ÀS MUDANÇAS FEITAS PELO RELATOR NA PEC DA PREVIDÊNCIA. LOC: MAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, MENCIONOU O DESEJO DA INCLUSÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA REFORMA. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ. (Repórter) Em audiência na Comissão de Assuntos Sociais, o secretário de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, evitou fazer críticas às mudanças feitas pelo relator da Comissão Especial, o deputado Samuel Moreira. Ele que retirou da proposta as mudanças nas aposentadorias rurais e no Benefício de Prestação Continuada, o BPC; a adoção do Sistema de Capitalização; e excluiu Estados e municípios da Reforma. Marinho afirmou que era dever do governo apresentar uma PEC que contemplasse temas mais “áridos”; mas disse que respeita as decisões dos parlamentares. O secretário não descarta, no entanto, a discussão da capitalização em outro projeto: (Rogério Marinho) Eu acho que a própria reação do parlamento nos dá uma espécie de sensibilidade de que é necessário ajustar mais o tema para que ele seja discutido no parlamento brasileiro, mas é uma discussão que a gente vai fazer oportunamente, até porque o relatório não contempla. (Repórter) Rogério Marinho também disse acreditar nas negociações para a volta de Estados e municípios à Reforma da Previdência: (Rogério Marinho) Eu acredito que as negociações que estão acontecendo podem redundar em um bom acordo e isso vai ser uma vitória da política e espero que eles voltem a integrar, sim, Estados e municípios. (Repórter) Para o senador Paulo Paim, que presidiu o debate, as mudanças na PEC da Reforma foram avanços. O parlamentar do PT gaúcho adiantou que trabalhará para que outras mudanças sejam feitas quando a proposta chegar no Senado. E disse torcer para que o Senado não se limite a chancelar a proposta que sair da Câmara: (Paulo Paim) Claro que lá na Câmara, no meu entendimento, vai avançar além do que o relator apresentou até o momento. E depois vem para o Senado e nós haveremos de aprofundar o debate e dar a contribuição que o Senado tem que dar ao Brasil. Até o momento, avançamos em 5 pontos – eu quero avançar só em mais 10. (Repórter) O secretário da Previdência se comprometeu a participar de nova audiência pública sobre Reforma da Previdência no segundo semestre, com a participação de centrais sindicais.

Ao vivo
00:0000:00