Nelsinho Trad quer discutir redução da tarifa do transporte público
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) poderá discutir o barateamento da tarifa do transporte público coletivo (REQ 32/2019). O autor do requerimento, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), acredita ser possível uma queda de até 50% no preço das passagens através da redução de impostos. O senador Esperidião Amin (PP-SC) também lamentou que municípios, estados e a União não abram mão da sua parcela de tributos, como ISS e ICMS. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PODERÁ ANALISAR FORMAS DE REDUZIR A TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO.
LOC: O AUTOR DO REQUERIMENTO, SENADOR NELSINHO TRAD, DO PSD DE MATO GROSSO DO SUL, ESTIMA QUE AS PASSAGENS POSSAM FICAR ATÉ 50% MAIS BARATAS. REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA
(Repórter) Alternativas para conseguir uma redução no valor da passagem de transportes públicos coletivos poderão ser analisadas pela Comissão de Infraestrutura. Um requerimento para a realização de uma audiência pública nesse sentido foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. Ele questiona a alta incidência de tributos e sugere a criação de um fundo, pelo Governo Federal, para arcar com os subsídios nas tarifas.
(Nelsinho Trad) Quem que acaba pagando? É o próprio usuário que paga. Então tem que achar um mecanismo através desse Fundo do governo poder arcar com esse ônus. Tem a tarifa do idoso tem a tarifa do Estudante. Pela projeção daria para reduzir em até 50% a tarifa do transporte público nas grandes cidades.
(Repórter) Nelsinho Trad também lamentou que a qualidade do serviço prestado não acompanhe o preço das passagens.
(Nelsinho Trad) Temos que fazer alguma coisa porque a percepção da qualidade do transporte público sempre é ruim e ano a ano aumenta. Alguma coisa nós temos que fazer no sentido de discutir achar uma solução para isso aí.
(Repórter) O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, propôs que fossem apensados todos os requerimentos já apresentados no Senado sobre o assunto.
( Esperidião Amin) Isso é uma novela interminável. Nenhum ente público reduziu impostos para beneficiar transportes coletivos. Nenhum! Há Estados que cobram ICMS de 25% e até mais de 25%. Os insumos do transporte coletivo no Brasil são a causa da pobreza do nosso transporte.
(Repórter) O requerimento para a realização da audiência será votado nesta terça-feira na Comissão de Infraestrutura. Da Rádio Senado, Marcella Cunha
REQ 32/2019 - CI