Senador vai pedir audiência pública para debater índice de correção das dívidas trabalhistas — Rádio Senado
Trabalho

Senador vai pedir audiência pública para debater índice de correção das dívidas trabalhistas

O senador Paulo Paim (PT-RS) vai pedir uma audiência pública para debater o projeto do senador Lasier Martins (PODE-RS) que muda o índice de correção dos débitos trabalhistas da atual TR para o IPCA. A reunião será na Comissão de Assuntos Sociais. As informações com a repórter Lívia Torres, da Rádio sSenado.

13/06/2019, 17h09 - ATUALIZADO EM 13/06/2019, 17h09
Duração de áudio: 01:19
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião com 22 itens. Entre eles, o PLS 90/2015, que dá maior poder à polícia na proteção de idosos e crianças.

À mesa, presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).
 
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADOR PAULO PAIM VAI PEDIR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA À COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PARA DEBATER O PROJETO QUE MUDA O ÍNDICE DE CORREÇÃO DOS DÉBITOS TRABALHISTAS. LOC: A ATUALIZAÇÃO QUE É HOJE É FEITA PELA T-R PASSARIA A SER FEITA PELO IPCA. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: A alteração do índice de correção dos débitos trabalhistas da Taxa Referencial, TR, para o IPCA será assunto de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, avisou que vai pedir o debate para que empregadores e trabalhadores tentem chegar a um consenso sobre a melhor forma de corrigir as dívidas trabalhistas: (Sonora Paulo Paim 06’’) “Eu entrarei com o requerimento de audiência pública para debatermos o projeto e se construa um acordo que seja bom para as duas partes” (Rep) Paulo Paim já se encontrou previamente com empregadores e com representantes da classe trabalhadora para conversar sobre a correção. A revisão das dívidas pela TR foi estabelecida pela Reforma Trabalhista, mas o valor é muito baixo, o que, na avaliação de Paim, prejudica aqueles que têm valores a receber: (Paulo Paim) “Se for corrigido pela TR, como foi proposto e aprovado, infelizmente. A TR tá tendo uma correção de relativamente zero e quando nós alteramos para o IPCA nós temos segurança de pelo menos um índice da inflação” (Rep) O IPCA leva em consideração o custo de vida de famílias que recebem entre 1 a 40 salários mínimos, já a TR se baseia na correção monetária de depósitos na poupança. Sob supervisão de Maurício de Santi da rádio senado. Lívia Torres. PLS 396/2018

Ao vivo
00:0000:00