Congresso Nacional mantém dispensa de segunda perícia para pessoas com HIV — Rádio Senado
Vetos

Congresso Nacional mantém dispensa de segunda perícia para pessoas com HIV

Em mais uma sessão do Congresso Nacional, deputados e senadores derrubaram cinco dispositivos de quatro vetos e mantiveram um. Entre os que passarão a vigorar estão o que trata da dispensa de uma segunda perícia para quem foi aposentado por invalidez por HIV/AIDS. A senadora Zenaide Maia (PROS–RN), considera absurda a reavaliação pericial nestes casos. Os parlamentares asseguraram a isenção de IOF e de IPI para taxistas e pessoas com deficiência na compra de carros elétricos e hídricos. Mas mantiveram um veto que permitirá o Brasil a cumprir imediatamente com sanções de combate ao terrorismo da ONU, como explicou o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD – MS). Repórter da Rádio Senado, Hérica Christian. Ouça o áudio com mais informações.

11/06/2019, 23h18 - ATUALIZADO EM 12/06/2019, 11h51
Duração de áudio: 01:58
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à apreciação de vetos e do PLN 4/2019, que abre crédito suplementar de 248,9 bilhões. 

Mesa:
senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ); 
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho;
senador Angelo Coronel (PSD-BA);
senador Omar Aziz (PSD-AM).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONGRESSO NACIONAL DERRUBA CINCO DISPOSITIVOS DE QUATRO VETOS E MANTÉM UM. LOC: ENTRE OS DESTAQUES ESTÁ A DISPENSA DE NOVA PERÍCIA PARA PESSOAS COM O VÍRUS HIV. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Com a derrubada de um veto total, o Congresso Nacional manteve a dispensa de uma segunda perícia para quem foi aposentado por invalidez por ter o vírus HIV. A senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, considera absurda a reavaliação pericial nesses casos: (Zenaide) Era muito crueldade colocar essas pessoas para ficar se expondo. A gente sabe que a deficiência de juntas médicas neste país é grande. De seis em seis meses, ele já quando sair dela já agendar, porque a maioria é agendada para 60, 90 dias e expondo essas pessoas. REP: Do programa Rota 2030, voltado para os setores de mobilidade e logística, os parlamentares asseguraram a isenção de IOF e de IPI para taxistas e pessoas com deficiência na compra de carros elétricos e híbridos. Para o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, o benefício vai ter impactos positivos para o meio ambiente. (Wellington) E no caso dos carros elétricos e híbridos é também para que a gente amplie o consumo de energia limpa. REP: Por outro lado, os parlamentares mantiveram um veto que permitirá ao Brasil aplicar imediatamente as sanções de combate ao terrorismo do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como explicou o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. (Nelsinho) Vai dar condições ao nosso país de atender às Resoluções da ONU e com isso garantir a segurança e a integridade de todo o Brasil. REP: Deputados e senadores também garantiram que universidades e centros de ensino e pesquisa possam captar e gerir doações para as próprias instituições. E mantiveram a anistia de multas a partidos políticos que receberam doações de campanha feitas por servidores públicos com chefia ou de cargos de livre nomeação que tivessem filiação partidária. Da Rádio Senado, Hérica Christian

Ao vivo
00:0000:00