Especialistas defendem necessidade de criar mais unidades de preservação ambiental — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas defendem necessidade de criar mais unidades de preservação ambiental

A Comissão de Meio Ambiente ouviu nesta quarta-feira (5) especialistas ambientais sobre a conservação dos biomas brasileiros.  Eles defenderam a necessidade de se criar mais Unidades de Preservação. Para o vice-presidente da comissão, Jaques Wagner (PT-BA), é possível conciliar a sustentabilidade social com sustentabilidade ambiental. A reportagem é de Marcella Cunha

05/06/2019, 20h37 - ATUALIZADO EM 05/06/2019, 20h37
Duração de áudio: 02:50
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o tema "Dia Mundial do Meio Ambiente: balanço da conservação dos biomas nacionais."

À mesa, vice-presidente da CMA, senador Jaques Wagner (PT-BA), conduz audiência.

Bancada:
senador Alessandro Vieira (PPS-SE); 
senador Confúcio Moura (MDB-RO);
senador Carlos Viana (PSD-MG).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM BALANÇO SOBRE A CONSERVAÇÃO DOS BIOMAS NACIONAIS FOI APRESENTADO NESTA QUARTA-FEIRA À COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. LOC: ESPECIALISTAS DEFENDEM A CRIAÇÃO DE MAIS UNIDADES DE PROTEÇÃO COMO A MELHOR ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) Durante o debate na Comissão de Meio Ambiente, os especialistas chamaram a atenção para a necessidade de criação de novas Unidades de Conversação em todos os seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O ambientalista João Paulo Capobianco afirmou que o país está muito aquém de cumprir a meta pactuada na CDB, a Convenção sobre Diversidade Biológica estabelecida durante a ECO-92, de que cada um dos biomas tenha, pelo menos, 10% da sua área total protegida. Com exceção da Amazônia, nenhum outro atinge esse índice. (João Paulo) Nós teríamos que criar na Caatinga, por projeto de lei do Senado eu espero, 6.900 km para chegar aos 10%. Pampa, 160.0000. Então você precisa criar 262.000 km quadrados de unidades de conservação no Brasil, espalhadas no território nacional, fora da Amazônia para que a gente possa atingir as metas de um compromisso assumido pelo governo brasileiro. (Repórter) O cerrado, por exemplo, tem apenas 3% de seu território em Unidades de Conversação de Proteção Integral. Ao mesmo tempo, abriga mais de 50% das áreas dedicadas à plantação de soja, assim como 40% do rebanho brasileiro. A coordenadora do programa de ciências da WWF, Mariana Napolitano, afirmou que é possível evitar mais desmatamento através do aumento da produtividade das pastagens e do direcionamento das plantações de soja para as áreas já degradadas. ( Mariana Napolitano) Você consegue atender toda a demanda de commodities, de soja, de carne, até 2050, a demanda global, que é feita a partir do cerrado, sem derrubar mais um hectare do cerrado, apenas orientando onde essa produção deve ser feita.” (Repórter) A representante da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, disse que o bioma tem hoje apenas 12,4% da área original. Esse é o único bioma que tem uma lei especifica, aprovada em 2006. Com o incremento da legislação ambiental, a Mata Atlântica já registra índices de desmatamento zero em nove dos dezessete estados em que está presente. Para o vice-presidente da comissão, senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, existem dois inimigos do meio ambiente. (Jaques Wagner) O fundamentalista da motosserra, que acha que tudo vale a pena mau parodiando aqui o poeta, se a grana não é pequena, e também o fundamentalista da contemplação, que não consegue admitir o manuseio correto e a combinação da sustentabilidade social com sustentabilidade ambiental. (Repórter) Segundo os especialistas, o Brasil tem hoje 3 mil e trezentas espécies ameaçadas de extinção.

Ao vivo
00:0000:00