Secretário de Comunicação nega viés ideológico em distribuição de verbas publicitárias
O ministro Fábio Wajngarten, da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que o governo faz uma comunicação responsável e transparente e sem viés ideológico na distribuição das verbas publicitárias. Wajngarten participou de audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Respondendo à senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o ministro ressaltou a importância das rádios comunitárias e da pluralidade na comunicação. Reportagem, Iara Farias Borges.
Transcrição
LOC: O MINISTRO FÁBIO WAJNGARTEN [VAINGARTEN], AFIRMOU QUE A SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO É RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE.
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO ELE DEFENDEU AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A PLURALIDADE NA COMUNICAÇÃO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES.
(Repórter) O ministro Fábio Wajngarten [Vaingarten] disse que a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República trabalha para bem informar o cidadão.
(Fábio Wajngarten) “É uma comunicação sempre muito responsável em que o cidadão consiga buscar nas fontes do Governo a informação verdadeira e primária. O Governo buscará, através da comunicação responsável, minimizar o efeito das fake News, mesmo sabendo que o avanço tecnológico dificulta e muito isso”.
(Repórter) A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, que é jornalista, lembrou críticas que o presidente Bolsonaro fez a alguns meios de comunicação. E perguntou ao ministro Wajngarten quais os critérios para distribuição da verba publicitária do governo. A senadora também se preocupa com a sobrevivência das rádios comunitárias que, em certas regiões, é o único meio de informação da população.
(Eliziane Gama) “Se leva em consideração, por exemplo, a questão do caráter ideológico? Se leva em consideração o nível de audiência desses veículos? Qual o critério específico que o Governo utiliza para distribuição dessas verbas?”.
(Repórter) Para o ministro Fábio Wajngarten, as rádios comunitárias são essenciais e devem ser fortalecidas. Os investimentos, garantiu o ministro, seguem critérios técnicos.
(Fábio Wajngarten) “O critério, enquanto eu estiver sentado aqui, será absolutamente técnico. E eu não tenho preconceito com ninguém e não vou deixar perpetuar esse preconceito aqui em Brasília. Então longe, senadora, muito longe, de a gente adotar qualquer viés ideológico”.
(Repórter) O ministro disse que para garantir a transparência, a Secom vai reativar o cadastro de veículos de comunicação de todo o país e tornar públicos os investimentos no setor.
REQ 11/2019 – CTFC