Senado celebra Dia do Comissário de Proteção da Criança e do Adolescente — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra Dia do Comissário de Proteção da Criança e do Adolescente

Senado realiza sessão especial para homenagear o Comissário de Proteção da Infância e da Juventude. No dia 20 de maio, é comemorado o dia nacional da profissão. O comissário é um voluntário que possui a missão de auxiliar no resguarde nos direitos da criança e do adolescente.

24/05/2019, 13h29 - ATUALIZADO EM 24/05/2019, 13h29
Duração de áudio: 02:05
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Comissário de Proteção da Criança e do Adolescente.

Participam:
assessor técnico da Vara da Infância, Eustáquio Coutinho;
juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Dirtrito Federal, Renato Rodovalho;
diretora administrativa da Vara da Infância do Distrito Federal, Simone Resende;
presidente da Associação dos Agentes de Proteção da Vara da Infância do Distrito Federal (Ascop-DF), Augusto César de Souza Sobrinho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO REALIZOU UMA SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR OS COMISSÁRIOS DE PROTEÇÃO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE. LOC: ESSES VOLUNTÁRIOS AUXILIAM NA TAREFA DE RESGUARDAR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) O Plenário do Senado comemorou o Dia do Comissário de Proteção da Criança e do Adolescente, celebrado no dia 20 de maio. Instituído pela Lei 9.608 de 1998, o Comissário exerce de forma voluntária e não remunerada a função de garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. No Distrito Federal, 410 atuam no recebimento de denúncias de maus tratos, no auxílio do processo de adoção e até no acolhimento de menores. O senador Izalci Lucas, do PSDB do DF, que pediu a homenagem, considera importante esse trabalho, já que, segundo ele, os comissários de proteção da Criança e do Adolescente cuidam não só da infância, mas do futuro do País. (Izalci Lucas) Estamos aqui ajo nessa sessão solene para falar daqueles que podem e farão o mundo melhor com a adoção. Vou começar com esses meninos e meninas que usam do seu lar para ajudar e proteger. São na sua maioria rapazes e moças que realizam um trabalho da maior importância, de forma espontânea e sem remuneração para ajudar solidariamente a sociedade na proteção de seu maio legado as crianças e adolescentes o futuro de nosso país. (Repórter) A diretora administrativa da Vara da Infância do Distrito Federal, Simone Resende, cobrou uma legislação mais eficiente para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. (Simone Resende) Porque se nós tivéssemos, realmente, políticas públicas focadas na infância, na proteção da infância, com saúde, educação e segurança pública para todo, igualmente e indistintamente nós não teríamos que estar cuidando dessas crianças e adolescentes lá na frente de uma maneira tão efetiva. (Repórter) A sessão ainda lembrou o Dia Nacional da Adoção, que é comemorado no dia 25 de maio. No final da sessão, a Banda do Corpo de Bombeiros do DF executou a canção “Semente do amanhã” de Gonzaguinha.

Ao vivo
00:0000:00