Censos demográficos devem trazer dados sobre autismo no Brasil
Transcrição
LOC: OS CENSOS POPULACIONAIS PASSARÃO A INCLUIR DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A POPULAÇÃO DE BRASILEIROS COM AUTISMO.
LOC: APROVADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, O PROJETO DE LEI SERÁ VOTADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
TÉC: O Transtorno do Espectro Autista compreende um leque de diferentes condições de funcionamento do cérebro, como a Síndrome de Asperger e o transtorno desintegrativo da infância. Essa alteração cerebral afeta o comportamento, a comunicação e a interação social da pessoa. Cerca de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo. No Brasil, são dois milhões. Mas não existem dados oficiais sobre essa população. Com a proposta, os censos demográficos vão incluir dados e informações sobre as pessoas com autismo e, com isso, as políticas públicas poderão ser aperfeiçoadas, como observou a relatora, senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo.
(Gabrilli): “O aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para a implementação de direitos das pessoas com deficiência passa diretamente pelo conhecimento científico a respeito desse grupo. Esse é o mérito que vemos no projeto. O Estado e a sociedade passarão a dispor de conhecimentos confiáveis sobre as condições e as demandas das pessoas com autismo, que estão por todo o território nacional”.
(Rep): O projeto de lei, agora, será examinado pela CCJ, Comissão de Constituição e Justiça.
PLC 139/2018