Comissão promove nova audiência pública sobre situação de creches e pré-escolas inacabadas — Rádio Senado
Comissões

Comissão promove nova audiência pública sobre situação de creches e pré-escolas inacabadas

Uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (9) debateu a situação de creches e pré-escolas financiadas com recursos públicos federais. O presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), lamentou que recursos para a área de educação acabem voltando para o caixa único do Tesouro Nacional.

09/05/2019, 18h07 - ATUALIZADO EM 10/05/2019, 10h59
Duração de áudio: 01:12
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência pública para discutir obras paralisadas de creches e pré-escolas.

Mesa:
vice-Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira;
presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli da Silva;
presidente da CTFC, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL);
presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi;
engenheiro civil da vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal, Kleyferson Porto de Araújo.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SENADOR RODRIGO CUNHA, DO PSDB DE ALAGOAS, LAMENTOU QUE RECURSOS PARA A ÁREA EDUCACIONAL ACABEM VOLTANDO PARA O CAIXA ÚNICO DO TESOURO NACIONAL. LOC: A PARALISAÇÃO DE OBRAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS VOLTOU A SER DEBATIDA PELA COMISSÃO, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER LÍVIA TORRES. TÉC: O presidente da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação, Carlos Alberto Decotelli, destacou que os recursos bloqueados por irregularidades muitas vezes voltam para o caixa do Tesouro. Assim, o dinheiro que deveria ser usado na educação perde a finalidade: (Sonora Carlos Alberto) “Esses recursos paralisados as prefeituras não estão utilizando. E esses recursos voltarem para o FNDE, não voltarão mais, porque esses recursos voltarão para o tesouro. Então, aí a educação brasileira terá sido colocada em segundo plano”. (REPÓRTER): O presidente da comissão, senador Rodrigo Cunha do PSDB de Alagoas chamou a atenção para a situação em seu estado. (Rodrigo Cunha) “Foram identificados mais 600 mil reais em obras inacabadas com recursos federais. Estou falando de um dos menores estados da federação, e isso é um problema generalizado, então é algo extremamente danoso para este país”. (REPÓRTER): Uma das principais demandas da comissão é a de que os obras de creches e pré-escolas sejam acompanhadas de perto pelos Estados. Essa foi a terceira reunião promovida pela comissão para tratar das construções inacabadas na área de educação. Com supervisão de Maurício DeSanti, da rádio senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00