CDH vai debater legalização da maconha para uso medicinal — Rádio Senado
Audiência pública

CDH vai debater legalização da maconha para uso medicinal

O projeto (PLS 514/2017) que legaliza o uso da cannabis sativa para fins medicinais vai passar por um debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH). A droga pode ser usada, por exemplo, para aliviar as dores em doentes de câncer ou para controlar as convulsões em epiléticos. No Brasil cerca de 600 mil pessoas sofrem de epilepsia resistente aos tratamentos convencionais. O texto está na Comissão de Constituição e Justiça e tem o senador Carlos Viana (PSD-MG) como relator.

30/04/2019, 16h56 - ATUALIZADO EM 30/04/2019, 17h29
Duração de áudio: 01:47
Hemp oil in two glass jars and sauceboat with grain in the bag, leaves and stalks of cannabis, a spoon with flour on the background of wooden boards
rezkrr/istockphoto/direitos reservados

Transcrição
LOC: O USO DA MACONHA PARA FINS MEDICINAIS VAI SER DEBATIDO DEBATE NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NO SENADO. LOC: A LEGALIZAÇÃO DA CANNABIS SATIVA PARA UTILIZAÇÃO TERAPÊUTICA ESTÁ EM DISCUSSÃO NO SENADO GRAÇAS A UMA INICIATIVA POPULAR APRESENTADA EM OUTUBRO DE 2017 E QUE TEVE O APOIO DE 32 MIL INTERNAUTAS. REPÓRTER LÍVIA TORRES: (Repórter) A legalização da cannabis para uso medicinal vai passar por mais uma audiência pública no Senado. A discussão desta vez vai ser na Comissão de Direitos Humanos. O autor do pedido é o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe. A droga pode ser usada, por exemplo, para aliviar as dores em doentes de câncer ou para controlar as convulsões em epiléticos. No Brasil cerca de 600 mil pessoas sofrem de epilepsia resistente aos tratamentos convencionais. O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, acredita que a liberação da maconha para fins terapêuticos pode amenizar o sofrimento de milhões de pessoas: (Rogério Carvalho) “É utilizado no tratamento de epilepsia, de convulsões que são incontroláveis, pessoas em tratamento de câncer que tem muita ânsia de vômito, que vomita por conta do tratamento quimioterápico, ou seja, tem uma série de possibilidades do uso princípio ativo da cannabis”. (Repórter): Também o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, defende que a saúde do ser humano seja colocada como prioridade. (Chico Rodrigues) “Uma banca com essa dimensão ela tem que ter a consciência do valor do ser humano, acima das discussões, acima dos questionamentos, acima dos entendimentos religiosos, sociólogos, etc etc, eu gostaria de dizer que tá o valor da saúde para o ser humano”. (Repórter) O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e tem como relator o senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais. O debate na Comissão de Direitos Humanos ainda não tem data para acontecer.

Ao vivo
00:0000:00